Região de Vitória da Conquista

Piloto aterrissou por engano em aeroporto desativado de Vitória da Conquista e avião sofreu dano no trem de pouso

Publicado por
Compartilhado

Um acidente aéreo sem vítimas foi registrado em Vitória da Conquista na tarde desta terça-feira, 19 de março. O piloto de um avião de pequeno porte pousou por engano no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo, desativado desde 2019. A aeronave, de matrícula PT-NKQ, modelo Embraer 711C, devia pousar no Aeroporto Glauber Rocha.

Como a pista do aeroporto antigo está desativada há muito tempo, algumas valas foram abertas no asfalto, o que fez com que o avião perdesse o trem de pouso devido à irregularidade da pista.

Apesar do susto, ninguém se feriu. Por precaução, equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas e compareceram ao local. No entanto, até o momento não há informação oficial sobre quantas pessoas estavam a bordo. A aeronave teria partido de Feira de Santana com destino a Vitória da Conquista.

De acordo com informações apuradas pela Agência Sertão junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o avião está registrado em nome de um escritório de advocacia, sediado em João Pessoa, na Paraíba.

Também foi apurado pela reportagem que o piloto chegou a avisar ao comando de tráfego do Glauber Rocha que iria pousar, no entanto, o pouso se concretizou na pista desativada, distante aproximadamente 7,5 quilômetros do aeroporto em operação. O g1 informou na manhã desta quarta-feira (20) que a aeronave teria feito um pouso de emergência após sofrer uma pane elétrica.

Uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão vinculado à Força Aérea Brasileira (FAB), deve chegar a Vitória da Conquista ainda nesta quarta-feira (20) para investigar o ocorrido. A princípio, os proprietários terão que remover o avião por via terrestre.

Desde que foi desativada, a pista do antigo aeroporto recebeu marcações em formato de X, que indicam que a desativação das operações. O local tem sido usado para realização de treinamentos do Corpo de Bombeiros.

Em fevereiro, o governo federal, proprietário da área de aproximadamente 100 hectares, incluiu o local no Programa de Democratização de Imóveis da União, denominado Imóvel da Gente. Na ocasião, foi celebrado um acordo de cooperação com o governo baiano para a definição da proposta de empreendimentos de múltiplos usos para a área do imóvel.

 

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 20 de março de 2024 01:44

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Apostadores da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo divem R$ 4,7 milhões da Lotofácil

Sete apostas acertaram as 15 dezenas do concurso 3090 da Lotofácil, sorteado na noite deste…

28 de abril de 2024

Azul vai receber 13 novos jatos Embraer 195-E2, maior avião comercial fabricado no Brasil

Em um movimento estratégico para consolidar sua liderança em voos e destinos no Brasil, a…

28 de abril de 2024

Inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Salvador para PGMS encerram nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no processo seletivo simplificado aberto pela Prefeitura de Salvador,…

27 de abril de 2024

Santa Casa da Bahia abriu vagas de emprego e para programa Jovem Aprendiz

A Santa Casa da Bahia, instituição filantrópica responsável por manter e administrar unidades de saúde…

27 de abril de 2024

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio