Anúncio
Meio Ambiente

Rio São Francisco recebeu 200 mil alevinos em comemoração ao Dia Mundial da Água

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado
Anúncio

Nesta sexta-feira, 22 de março, Dia Mundial da Água, novas ações de peixamaento foram realizadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf). Ao todo, 200 mil alevinos foram lançados ao leito do Velho Chico.

Em Pernambuco, no trecho do Rio entre Petrolina e Juazeiro, na Bahia, um evento foi realizado na Orla Fluvial para marcar a data e a ação de soltura de 150 mil alevinos das espécies piau, pacamã e curimatã, todas nativas da bacia hidrográfica e produzidas Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro. De acordo com companhia, este foi o maior peixamento já realizado na região.

Anúncio

Outras 50 mil unidades de curimatã, pacamã e camarão-pitu, produzidas no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume, foram lançadas ao rio nesta quinta-feira (21), nos trechos do município de Canindé do São Francisco, em Sergipe, na divisa com Alagoas.

A Codevasf ressaltou que a construção das grandes barragens altera o fluxo normal dos rios com barreiras físicas que dificultam a piracema, processo em que os peixes nadam contra a corrente para procurar locais adequados para reprodução. Por esta e outras razões, como poluição e pesca predatória, o repovoamento das espécies se faz necessário para evitar o risco de extinção.

Nos últimos seis anos, Somente no médio São Francisco, cerca de seis milhões de alevinos produzidos pelo Centro do município de Xique-Xique foram lançados no São Francisco ou integrados a atividades de piscicultura. Nesta região, o peixamento aconteceu em janeiro, durante as comemorações do Bom Jesus dos Navegantes, em Bom Jesus da Lapa.

Dia Mundial da Água e 50 anos da Codevasf

As ações também serviram para comemorar os 50 anos da Codevasf, que realizou eventos simultâneos em outras cidades para lembrar a importância de proteção dos recursos hídricos, como os rios e lagoas, e do uso racional da água.

Anúncio

Em Tocantins, estudantes discutiram temas como bacias hidrográficas, a necessidade de água para produzir alimentos e a missão da Codevasf em palestras promovidas pelo engenheiro ambiental Rafael Lamas e pela engenheira de pesca Giulia Lopes em escolas públicas de Palmas.

Já no estado da Bahia, além dos estudantes da Escola Promove, em Bom Jesus da Lapa (BA), universitários da Universidade Federal do Oeste Baiano (Ufob), no mesmo município, participaram de palestras promovidas por técnicos da Companhia sobre a conservação da água e do solo para o desenvolvimento regional.

No estado de Minas Gerais, a Codevasf se uniu a diversos parceiros para a Semana da Água 2024, com palestra de técnicos da empresa. O engenheiro agrônomo Bráulio Jordão foi um dos palestrantes na programação do evento em Montes Claros (MG), com a apresentação de case de sucesso sobre conservação do solo e da água, que trouxe a experiência da empresa em ações de revitalização hidroambiental das bacias hidrográficas do rio Gorutuba e do rio Verde Grande, afluentes do rio São Francisco.

Já a engenheira agrônoma Fernanda Saab trouxe o case de sucesso sobre reuso de água na agricultura irrigada a partir da experiência exitosa no Projeto Público de Irrigação Gorutuba, em Nova Porteirinha (MG).

 

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 22 de março de 2024 19:38

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Anúncio
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024

Revenda BYD na Bahia abriu várias vagas de emprego

A BYD Mandarim, primeira revenda da montadora chinesa na Bahia, pertencente ao Grupo Indiana, abriu…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio