22.6 C
Guanambi
18.5 C
Vitória da Conquista

Saiba quantos habitantes há em cada distrito de Guanambi

Mais Lidas

Anúncio

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) disponibilizou nesta quinta-feira, 21 de março, os totais de população residente e de domicílios por setores censitários preliminares e agregados por subdistritos e distritos.

Em Guanambi, além do distrito sede, há mais três distritos – Ceraíma, Morrinhos e Mutãs, compostos por 140 setores censitários. Dos 87.817 habitantes apurados no Censo Demográfico 2022, 68.938 vivem no distrito sede, composto pela área urbana e pelas comunidades rurais do entorno, como Suruá, Morro da Inácia, Lagoa Grande, entre outros. Os dados mostram que a cidade vem crescendo para além do território do distrito sede.

Anúncio

O distrito mais populoso é Mutãs, com 7.794 habitantes, sendo 3.040 na sede e o restante nas dezenas de comunidades rurais do território do distrito, como Queimadas, Tanque do Juazeiro, Minador, Curral Velho, entre outros. Ao todo, o distrito possui 4.225 domicílios.

Em segundo lugar aparece Ceraíma, com 7.602 habitantes e 3.332 domicílios, sendo 1.339 habitantes no Núcleo. Um fato curioso é que cerca de 60% desta população, cerca de 4,2 mil pessoas, vivem em setores censitários localizados em bairros da zona leste da cidade Guanambi, construídos dentro do perímetro do distrito, como o Monte Azul, Morada dos Pássaros, Renascer, parte do Alto Caíçara e outros loteamentos abertos recentemente.

bairros de Guanambi pertecem a ceraíma
Parte vermelha do mapa representa o distrito sede e a parte amarela o distrito de Ceraíma – Fonte: IBGE

Por fim, o distrito de Morrinhos é o menos populoso, com 3.483 habitantes e 1.664 domicílios. Na sede do distrito moram 1.699 habitantes.

Distribuição da população de Guanambi por distrito

  •  Guanambi – 68.938, sendo 6.137 nas comunidades rurais e 62.801 na zona urbana, acrescido de mais aproximadamente 4,2 mil moradores em bairros pertencentes ao distrito de Ceraíma, totalizando aproximadamente 67 mil habitantes.
  • Mutãs – 7.794 habitantes, sendo 3.040 e o restante em comunidades rurais
  • Ceraíma – 7.602 habitantes, sendo 1.339 no Núcleo, 4,2 mil nos bairros anexos ao perímetro urbano de Guanambi e o restante em comunidades rurais.
  • Morrinhos – 3.483 habitantes, sendo 1.699 habitantes na sede.

População por distrito no Censo 2010

  • Ceraíma – Guanambi – BA 3.355
  • Morrinhos – Guanambi – BA 3.471
  • Mutãs – Guanambi – BA 8.531

Setores censitários

Os setores censitários são as unidades territoriais de coleta do Censo Demográfico. O IBGE apresentou os dados de forma preliminar, pois, pela primeira vez, antes da publicação dos agregados definitivos, haverá possibilidade de implementar melhorias na Base Territorial, em sua forma e suas classificações, a partir das informações coletadas no Censo 2022, o que só foi possível devido aos avanços tecnológicos da última década.

Ao todo, 452.338 setores censitários estão distribuídos pelos 5.568 municípios brasileiros, além do Distrito Federal e do Distrito de Fernando de Noronha. A divulgação da malha e dos agregados definitivos está prevista para o segundo semestre.

Os dados podem ser consultados no portal do IBGE e no Panorama do Censo, por meio da visualização em mapas interativos, com possibilidade de busca direta por localidades específicas, além da seleção de um ou mais distritos, subdistritos ou setores censitários de um determinado município.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas