22.6 C
Guanambi
18.7 C
Vitória da Conquista

Inmet divulgou previsão completa para todo o Brasil até 10 de abril

Mais Lidas

Anúncio

Nesta segunda-feira, 25 de março, o  Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) concluiu e divulgou o Informativo Meteorológico Nº 11/2024, contendo a previsão do tempo completa para todo o Brasil até o dia 10 de abril.

Além da previsão para os próximos 15 dias, o documento também contém um relatório com as condições observadas no Brasil na última quinzena.

Para a primeira semana, a previsão indica possibilidade de chuva para todo o pais, ficando de fora apenas o Norte de Minas Gerais e a parte central da Bahia.

Previsão de 25 de março a 1º de abril

Segundo o Inmet, entre os dias 25 de março e 1° de abril, devem ocorrer grandes acumulados de chuva, podendo ultrapassar 80 milímetros (mm), conforme indicado nos tons em vermelho no mapa acima, especialmente no centro-norte do País devido à combinação do calor e com a alta umidade. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) também segue influenciando as instabilidades no extremo norte do País e provocando chuvas intensas.

Para a Região Norte são previstas pancadas de chuva no decorrer da semana, com valores maiores que 80,0 mm em praticamente toda a região, mas, principalmente, em áreas do Pará, Rondônia, Acre, Amazonas e Amapá, podendo vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas. Nas demais áreas, não se descartam pancadas de chuva isoladas com menores acumulados.

Em grande parte da Região Nordeste, são previstas pancadas de chuva, podendo ser localmente fortes no centro-norte e leste da região, com volumes superiores a 70,0 mm. Nas demais áreas, podem ocorrer pancadas de chuva isoladas em menores acumulados.

A chuva deve ter um pouco mais de regularidade em parte da Região Centro-Oeste durante a semana. Nos estados de Mato Grosso e Goiás, os totais de chuva podem ultrapassar 80,0 mm. Por outro lado, em Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal, a chuva deve ser irregular, com total em torno de 40 mm.

Em grande parte da Região Sudeste haverá diminuição no volume e intensidade da chuva. Porém, ainda são previstas pancadas de chuva isoladas em áreas de Minas Gerais e São Paulo, mas que podem ser localmente fortes no noroeste de São Paulo, triângulo mineiro, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo. Nas demais áreas, não se descarta chuva com menores acumulados.

Na Região Sul será de tempo quente e seco, mas a partir do dia 31/03, a previsão é de pancadas de chuva no extremo sul da região, especialmente no Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina.

Previsão de 2 a 10 de abril

Previsão de chuva para a 2ª semana (02/04 a 10/04/2024). Fonte: NCEP/NOAA.

Na segunda semana, entre os dias 2 e 10 de abril, a previsão indica volumes de chuva maiores que 70 mm em grande parte do País.

Em grande parte da Região Norte, são previstos acumulados maiores que 70,0 mm, mas principalmente em áreas do Amazonas, Pará e Tocantins. Nas demais áreas, há previsão de volumes de chuva inferiores a 50,0 mm.

Na Região Nordeste, a previsão indica chuva em forma de pancada, podendo superar 80,0 mm no interior da região e ser localmente forte. Nas demais áreas, são previstos menores acumulados de chuva.

Em grande parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste, são previstas pancadas de chuva, que podem ser localmente fortes e superar 80,0 mm. A chuva deve ser mais intensa nos estados de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, São Paulo e Rio de Janeiro. Nas demais áreas, a previsão é de menores acumulados de chuva.

Na Região Sul, a previsão é de chuva maior que 80,0 mm no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No Paraná, a previsão é de volumes menores.

O Informativo Meteorológico nº 11/2024 pode ser conferido na íntegra no portal do Inmet.

Veja outras notícias sobre a previsão do tempo.

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas