25.2 C
Guanambi
20.9 C
Vitória da Conquista

Resultados preliminares da perícia indicam causa da morte da sucuri considerada a maior do mundo

Mais Lidas

Anúncio

A sucuri-verde encontrada morta no último domingo, 24 de março, no rio Formoso, em Bonito, no Mato Grosso do Sul, morreu de causas naturais, possivelmente de velhice. Inicialmente havia informações de que ela poderia ser vítima de disparos de arma de fogo, mas a hipótese foi descartada pela perícia da Polícia Civil.

As informações foram confirmadas pela perita criminal Maristela Melo, durante uma entrevista ao influenciador digital da área ambiental, Biólogo Henrique, transmitida pelas redes sociais na manhã desta quinta-feira (28). Ela disse que o animal, conhecido pelo moradores locais pelo nome de Vovozona, foi totalmente analisado e que não foram encontradas marcas de violência, como lesões, perfurações ou fraturas.

Anúncio

Maristela disse que o laudo da perícia ficará pronto em 30 dias, no entanto, todas as análises indicam grande probabilidade de morte natural. Amostras do corpo como a cabeça e cauda foram levadas à capital Campo Grande para análises mais aprofundadas.

Durante a perícia, também foi feita uma nova medição do comprimento da sucuri, registrando 6,36 metros, pouco menos do que os 6,45 metros medidos por Vilmar Teixeira, morador local que tem um canal no Youtube dedicado ao registro das sucuris que vivem na região.

De acordo com o Biólogo Henrique, as sucuris-verdes vivem em média 20 anos na natureza e este exemplar em questão pode ser considerada o maior já filmado e medido de forma oficial. Dificilmente, as fêmeas da espécie, bem maiores do que os machos, ultrapassam os cinco metros, com poucos registros de animais acima desta metragem.

A Vovozona era uma das grandes sucuris da fauna do rio Formoso, curso d’água de águas claras de grande potencial turístico no estado. Ela já foi filmada e exibida em muitos documentários nacionais e internacionais, ainda com imagens inéditas para novas publicações.

No mês passado, sua imagem rodou ao mundo, quando foi registrada ao lado do apresentador de TV holandês Freek Vonk.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas