Inauguração da Estação Elevatória da Adutora do Agreste levará água do Rio São Francisco para 1,3 milhão de pessoas

Será inaugurado nesta quinta-feira (4), às 10h, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, a Estação Elevatória de Água Bruta (EEAB), de Ipojuca e do trecho Belo Jardim, na Adutora do Agreste Pernambucano.

Conforme informações do Ministério, até o momento, o Governo Federal investiu mais de R$ 1,2 bilhão, enquanto o estado, como contrapartida, arcou com R$ 138.5 milhões. A Adutora do Agreste bombeará 4m3/s de água tratada por meio de adutoras que se estendem por aproximadamente 1.500 km.

O sistema é composto por unidades de captação, adutoras de água bruta, Estação Elevatória de Água Bruta, reservatório de água bruta, estação de tratamento d’água, adutoras de água tratada, estação elevatória de água tratada e reservatórios de água tratada.

O projeto foi planejado para ser desenvolvido em etapas úteis, sendo que apenas a primeira parte está pactuada com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). A conclusão da primeira parte beneficiará 23 municípios e mais de 1,3 milhão de habitantes. Quando as duas etapas forem concluídas, o sistema adutor completo beneficiará uma população de mais de 2 milhões de habitantes em 68 municípios.

A primeira parte é composta dos lotes 1 ao 5, compreendendo 790 km de tubulações, além de três obras complementares de captação e interligações para fornecimento antecipado de água ao sistema.

O empreendimento, atualmente, apresenta 79,40% de execução física, considerando todo o conjunto pactuado. Esta etapa útil compreende a chegada da água ao longo da linha principal até Caruaru, com atendimento de oito cidades ao longo da BR 232. A primeira etapa compreende ainda a conclusão da linha principal até Gravatá, cerca de 40km depois de Caruaru.

Adutora do Agreste

O Sistema Adutor do Agreste é uma obra hídrica de grande porte que tem como objetivo abastecer 68 cidades do Agreste pernambucano, região com menor balanço hídrico do país. A obra tem origem na Barragem de Ipojuca, em Arcoverde, ponto final do Ramal do Agreste (que transporta água da Transposição do Rio São Francisco) e daí se conectam tubulações com mais de mil quilômetros de extensão para levar água para os municípios beneficiados.

Serviço:

  • Data: Quinta-feira (4)
  • Hora: 10h
  • Endereço: Rodovia PE 219 – Distrito de Ipojuca, em Arcoverde

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile