28.7 C
Guanambi
22.4 C
Vitória da Conquista

Região Nordeste deve continuar recebendo chuvas volumosas pelos próximos dias

Mais Lidas

Ainda tem muita chuva para cair sobre boa parte da Região Nordeste nos próximos dias. Os modelos matemáticos de previsão do tempo estão indicando probabilidade alta de acumulados expressivos para algumas localidades nas próximas semanas.

Por conta da persistência da Zona de Convergência Intertropical (Zcit) há várias semanas, a faixa norte da região, englobando áreas ao norte dos estados Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, continuará recebendo os maiores volumes, com acumulados de 150 até 200 milímetros (mm) até o fim da primeira quinzena de abril.

Os estados de Pernambuco, Paraíba devem receber chuvas expressivas, porém em patamares menores, na faixa de 100 mm.

Na Bahia, também são esperados acumulados na casa de 100 mm no Extremo-Oeste, assim como deve ocorrer nas demais áreas da Matopiba, região produtiva que engloba áreas do Maranhão, Tocantins e Piauí. Patamares semelhantes de precipitação também são esperados para Salvador e para toda faixa litorânea ao sul da capital.

Nas áreas à margem direita do Rio São Francisco até a foz, na divisa de Sergipe e Alagoas, e até próximo à faixa litorânea da Bahia, os volumes de chuvas previstos são menores, com possibilidade de diminuição da circulação de umidade a partir desde fim de semana, e chuvas isoladas ao longo da próxima semana. Nestas áreas, o período de chuvas está próximo do fim, enquanto as demais partes do Nordeste ainda têm a estação chuvosa em curso.

Segunda quinzena

As previsões de médio e longo prazo indicam a continuidade da tendência de chuvas mais volumosas na faixa norte do Nordeste, e volumes menores nas demais áreas. Alguns modelos indicam que o acumulado de chuva no litoral desta faixa podem superar os 400 mm até o fim de abril, e a até 650 mm até meados de maio.

Previsão dos modelos GFS e ECWMF até o fim de abri
Previsão dos modelos GFS e ECWMF até o fim de abri – weatherbell.com

Alertas

Até 10h da manhã desta sexta-feira (5), dois alertas meteorológicos emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma amarelo e um laranja, estão vigentes englobando todos os municípios dos nove estados do Nordeste. Caso as condições climáticas mantenham as tendências das previsões, estes alertas devem ser renovados.

Veja aqui todos os detalhes destes alertas.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas