22.9 C
Guanambi
17.2 C
Vitória da Conquista

Salvador e mais 35 cidades têm alerta vermelho para chuvas intensas até esta terça-feira

Mais Lidas

Três alertas meteorológicos foram emitidos nesta segunda-feira, 8 de abril, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para ocorrência de chuvas intensas, envolvendo municípios do Nordeste, Centro Norte, Centro Sul e Sul Baiano, além da Região Metropolitana de Salvador.

Um destes alertas é vermelho, classificado como de grande perigo para acumulado de chuva, englobando a capital e mais 35 municípios do entorno. Nestas localidades, de acordo com o órgão, podem ocorrer chuvas superiores a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia, com grande risco de alagamentos e transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas em localidades com tais áreas de risco.

Além da capital, tais condições são esperadas nos municípios de Amélia Rodrigues, Aratuípe, Cachoeira, Cairu, Camaçari, Camamu, Candeias, Catu, Dias d’Ávila, Igrapiúna, Itaparica, Ituberá, Jaguaripe, Laje, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Maragogipe, Maraú, Mata de São João, Muniz Ferreira, Nazaré, Nilo Peçanha, Pojuca, Salinas da Margarida, Santo Amaro, São Felipe, São Félix, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Saubara, Simões Filho, Taperoá, Terra Nova, Valença e Vera Cruz.

Veja também: Confira a previsão do tempo atualizada pelo Inmet para todo o Brasil até 24 de abril

Este alerta começou a vigorar às 16h50 e tem validade até às 9h desta terça-feira (9). As defesas civis destes municípios devem ficar de prontidão para atender possíveis ocorrências em razão do grande volume de chuva.

Outros Alertas

Os outros dois alertas para chuvas intensas, de cor amarela e laranja, englobam cerca de 130 municípios, inclusive os 35 em alerta vermelho. Eles tem validade até às 10h deste quarta-feria (10) e indicam possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhada de ventos intensos, com rajadas de 40 a 60 km/h (áreas em amarelo), e entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia , com ventos intensos de 60 a 100 km/h (áreas em laranja).

Veja os detalhes dos alertas

Precauções

Em situações de emergência, como enxurradas, alagamentos ou outros perigos, é crucial adotar medidas preventivas para garantir sua segurança e a de seus pertences, como desligar imediatamente aparelhos elétricos e o quadro geral de energia para evitar acidentes.

Protejer documentos importantes e objetos de valor em sacos plásticos para prevenir danos causados pela água também é fundamental. Se a situação de perigo for iminente, não hesite em procurar um local seguro e abrigado, evitando permanecer ao ar livre.

Para informações adicionais e orientações específicas, entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. Essas precauções podem fazer uma diferença significativa na segurança durante momentos críticos.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas