32.1 C
Guanambi
22.6 C
Vitória da Conquista

RHI Magnesita investiu R$ 541 milhões na construção de forno rotativo na Bahia

Mais Lidas

A RHI Magnesita, líder mundial no segmento de refratários, está em processo final de construção do seu maior forno rotativo do mundo, localizado em sua unidade de mineração em Brumado, na Bahia.

O investimento é de R$ 541 milhões e deve fazer a companhia ampliar a oferta de produtos ao mercado, tornando-se a produtora de matéria-prima mais competitiva do mercado global.

A empresa informou que o forno tem uma extensão de 152 metros de comprimento e 4,5 metros de diâmetro, com capacidade produtiva para 140.000 toneladas por ano. Foram mais de 1 milhão de homem/horas trabalhadas na obra, sem acidentes com afastamento entre os colaboradores envolvidos, incluindo próprios e terceiros.

A operação assistida do forno foi iniciada nesta semana e seguirá etapas de ampliação do processo produtivo à medida que a operação é estabilizada.

De acordo com o presidente da RHI Magnesita para a América do Sul, Wagner Sampaio, o investimento demonstra a importância da unidade para a empresa, mas, principalmente, o quanto a RHI Magnesita acredita no Brasil, na Bahia e em Brumado.

“Esse é o maior investimento já realizado na história da companhia. Além da redução dos custos operacionais, desenvolveremos produtos intermediários de sínter magnesiano, com diferenciais para o mercado internacional. Este movimento também fortalece nossa estratégialocal to local, nos deixando ainda mais preparados para a demanda local, com alta qualidade, agilidade, confiabilidade de fornecimento e sobretudo, menores impactos no meio ambiente”, explica.

A intenção da companhia é transformar a unidade de Brumado em um dos principais fornecedores de sínter magnesiano do mundo – um Hub de matéria-prima. Com o forno rotativo em plena atividade, a expectativa é aumentar a produtividade de Brumado em mais de 25%, ampliando também todo seu potencial. “O processo produtivo se tornará mais sustentável, pois teremos um maior aproveitamento do minério, evitando rejeitos”, comemora Sampaio.

Outra novidade trazida pela tecnologia do novo forno é o aumento da vida útil da Mina de Pedra Preta de 27 anos para 60 anos, garantindo longevidade para a unidade de Brumado. Nesta reta final da obra, estão sendo instalados filtros que garantem o cumprimento de altos padrões relacionados a emissões, contribuindo para o desenvolvimento da região de forma sustentável.

A RHI Magnesita informou ainda que está analisando outras possibilidades para aumentar ainda mais os aspectos de sustentabilidade do projeto, como a mudança da atual matriz energética e utilização de combustíveis renováveis, além da pesquisa de métodos para reduzir as emissões de CO₂ durante o processo. Além disso, a empresa possui uma equipe especializada em seu Centro de Pesquisas dedicada ao desenvolvimento de tecnologias inovadoras para a redução, captura, utilização e armazenamento de CO₂.

A RHI Magnesita atende clientes em todo o mundo, com cerca de 15.000 funcionários em 47 unidades de produção, 7 instalações de reciclados e mais de 70 escritórios de vendas. A empresa pretende expandir ainda mais em mercados de alto crescimento, aproveitando sua liderança em receita, escala, portfólio de produtos e presença geográfica diversificada.

O Grupo mantém uma listagem premium na Bolsa de Valores de Londres (símbolo: RHIM) e é um constituinte do índice FTSE 250, com uma listagem secundária no segmento principal da Bolsa de Valores de Viena (Wiener Börse).

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas