27.6 C
Guanambi
25.2 C
Vitória da Conquista

Áreas do Nordeste devem receber chuvas volumosas nos próximos dias

Mais Lidas

O tempo deverá ficar úmido e com chuva em grande parte da Região Nordeste a partir desta quinta-feira, 18 de abril, até pelo menos o dia 24.

De acordo com prognóstico divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva deve atingir especialmente a faixa leste, desde a Bahia até o Rio Grande do Norte, e a faixa norte do Ceará até o Piauí. No interior da região, também há condições de chuva, principalmente no centro-sul do Ceará, oeste da Paraíba e centro-norte do Piauí.

Os volumes mais expressivos e que, de forma pontual, podem ultrapassar 100 milímetros (mm) poderão atingir áreas do leste e agreste dos estados de Sergipe e Alagoas. De acordo com o órgão, também podem ser registrados volumes significativos no agreste meridional e leste de Pernambuco (áreas de divisa com o estado de Alagoas).

Previsão do modelo numérico Cosmo 7 km, chuva acumulada abril 2024
Previsão do modelo numérico Cosmo 7 km, chuva acumulada, em milímetros (mm), para o período de 7 dias (17/04/2024 às 00 UTC até 24/04/2024 às 06 UTC) – Inmet

O Inmet explicou que essa situação acontece porque, ao longo da quinta, um sistema frontal deve avançar pelo extremo sul da Bahia e, mesmo distante no oceano, irá contribuir para intensificar o fluxo de umidade no leste da região.

Entre a sexta-feira (19) e o sábado (20), essa configuração deve contribuir para a ocorrência de chuva intensa entre o leste da Bahia, Sergipe e Alagoas.

Já de domingo (21) até o dia 24, o fluxo de umidade do oceano para o continente (predomínio da circulação da Alta Subtropical do Atlântico Sul-ASAS) e uma maior intensificação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), irão favorecer a ocorrência de pancadas de chuva em toda a faixa leste, desde a Bahia até o Rio Grande do Norte, e também na porção mais norte até o Piauí.

Devido às incertezas e atualizações dos diversos modelos numéricos de previsão do tempo, o Inmet destaca a importância de acompanhar as atualizações da previsão do tempo e avisos meteorológicos no portal oficial.

El Niño

O El Niño, fenômeno caracterizado pelo aquecimento anormal e persistente da superfície do Oceano Pacífico, está chegando ao fim e próximo da condição neutra.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), desde o início de abril, foi registrado um resfriamento substancial das Temperaturas da Superfície do Mar (TSMs) que chegaram, nos últimos cinco dias, a valores próximos a 0,5ºC (graus Celsius) acima da média, na área de referência para definição do evento, denominada região de Niño 3.4.

Veja também: El Niño está chegando próximo ao fim, diz Inmet

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas