31.1 C
Guanambi
19.6 C
Vitória da Conquista

Professoras da rede municipal de Vitória da Conquista vão apresentar pesquisa de mestrado em Portugal

Mais Lidas

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), informou nesta sexta-feira (19), que o Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEn) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) realizará, no período de 24 a 30 de abril, sua primeira Missão Internacional de Trabalho (Estudo), no contexto do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal.

De acordo com a Secretaria, por meio de parceria firmada entre o município e a Uesb, três docentes da educação básica da rede municipal de ensino, Séfora Barros da Silva, Gilnúbia Rosa Mendes da Silva e Katiúscia Lima Badaró, mestras em Ensino pelo PPGEn-Uesb, foram selecionadas pelo Edital Interno 03/2023 para apresentar suas pesquisas de mestrado na terra Lusitana.

A Missão Internacional, que é coordenada pelo professor José Jackson Reis dos Santos, pela professora Sandra Márcia Campos Pereira, ambos da Uesb, e pela professora Carmen Cavaco, da Universidade de Lisboa, tem, entre os objetivos, refletir coletivamente sobre os processos de desenvolvimento de pesquisas avançadas no campo da educação e formação de adultos, destacando o pensamento e a obra do educador brasileiro Paulo Freire, pensador estudado por três grupos de pesquisa, além de participar e desenvolver encontros técnico-científicos no âmbito do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, destacando-se pesquisas sobre formação e educação de pessoas jovens, adultas e idosas.

A professora Séfora Barros destacou que essa é uma grande oportunidade de apresentar as produções acadêmicas desenvolvidas em Vitória da Conquista, por meio do Programa de Pós-graduação, com a realidade da rede municipal, aos teóricos e acadêmicos de Lisboa, e fim de promover uma troca de experiências exitosa. “Tenho certeza que vai agregar muito ao nosso conhecimento, visando sempre o avanço e o êxito da nossa educação”, disse.

Gilnúbia Rosa também falou da importância de apresentar os resultados da pesquisa em outro país de Língua Portuguesa. “É muito importante pra nós e pra toda rede municipal de ensino. Agradeço muito porque toda a minha formação acadêmica, da graduação ao mestrado, foi através da parceria Uesb/PMVC”. “Essa missão internacional nos permite trocar conhecimento na medida em que levamos os resultados das nossas pesquisas para outro país e aprofundamos em outras realidades”, afirmou Katiúscia Lima. Todas agradeceram ao Governo Municipal pela parceria que proporcionou essa formação.

Para o secretário Edgard Larry, essa missão é o resultado relevante do investimento feito pelo município, ao longo dos últimos anos, no aperfeiçoamento e formação dos profissionais da Educação. “Três professores que fizeram parte do programa de mestrado, realizado em parceria com a Uesb, estão habilitados a representar Vitória da Conquista e o Governo Municipal num país europeu. Nossos professores vão apresentar os resultados das pesquisas que produzimos aqui, a ciência com qualidade. Isso é motivo de celebração”, salientou.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas