33.3 C
Guanambi
18.7 C
Vitória da Conquista

Salvador e cerca de 150 cidades da Bahia têm alertas de chuvas intensas a partir desta segunda

Mais Lidas

Na manhã desta segunda-feira, 22 de abril, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu novos alertas para chuvas intensas em áreas da Bahia. As condições englobam mais de 150 municípios da faixa leste do estado.

O alerta de maior atenção, de cor laranja e classificação de perigo, engloba 108 municípios das regiões de Salvador, Feira de Santana, Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Valença, Ilhéus Itabuna e Ipiaú.

Nestas localidades, podem ocorrer chuvas entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em localidades propícias à ocorrência destes problemas.

O outro alertas, mais brando, de cor amarela e classificação de perigo potencial, engloba municípios mais ao interior e em áreas do litoral sul e norte do estado, como das regiões de Jequié, Eunápolis-Porto Seguro, Itapetinga e Serrinha.

A previsão para estas regiões é de chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com menores riscos de alagamentos e deslizamentos de terra.

Os alertas começaram a vigorar às 9h40 desta segunda-feira e têm validade até às 10h da próxima quarta-feira (24).

Acumulado de chuva em Salvador

Nos 21 dias de abril, a estação convencional do Inmet, localizada no bairro de Ondina, em Salvador, registrou acumulado de 668,4 mm de chuva. Este valor é 134% maior do que a média climatológica para todo o mês na capital do estado.

De acordo com o Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), nos próximos dias, o tempo em Salvador continuará com variação de nebulosidade, acompanhada por chuvas moderadas. Não se descarta a possibilidade de chuvas fortes.

Precauções

Em situações de emergência, como enxurradas, alagamentos ou outros perigos, é crucial adotar medidas preventivas para garantir sua segurança e a de seus pertences, como desligar imediatamente aparelhos elétricos e o quadro geral de energia para evitar acidentes.

Protejer documentos importantes e objetos de valor em sacos plásticos para prevenir danos causados pela água também é fundamental. Se a situação de perigo for iminente, não hesite em procurar um local seguro e abrigado, evitando permanecer ao ar livre.

Para informações adicionais e orientações específicas, entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. Essas precauções podem fazer uma diferença significativa na segurança durante momentos críticos.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas