18.3 C
Guanambi
15.2 C
Vitória da Conquista

Pré-inscrições para curso gratuito de Permacultura estão abertas

Mais Lidas

A Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) divulgou nesta segunda-feira (22) que estão abertas as pré-incrições para o Curso de Planejamento em Permacultura (CPP), que tem como objetivo a formação de multiplicadores da Permacultura. A atividade é uma ação gratuita da Rede NEPerma Brasil, com o apoio do Grupo de Pesquisa da Ufob em Educação Geográfica, Diálogos de Saberes e Cerrados e do Grupo do Programa de Extensão da Ufob Laboratório de Vivência e Experiência Pedagógica em Sistemas Agroflorestais Sintrópicos e Pesquisa Participante (LVESAF).

Conforme informações da Universidade, o curso é uma parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), por meio do Sete Cascas – Núcleo de Permacultura, do Grupo de Pesquisas em Educação e Saúde da Terra e suas Comunidades e do Grupo de estudos e pesquisas em Ecologia Conservação, Restauração e Sustentabilidade, do Departamento de Ciências Exatas e Naturais (Gepecores) da Uesb, campus Itapetinga.

A carga horária do curso será de 72h, com realização das atividades no Campus Reitor Edgard Santos, em Barreiras, entre os dias 16 e 24 de agosto.

Para se inscrever, basta acessar o formulário até o dia 2 de maio e aguardar a efetivação da inscrição, que será feita a partir da disponibilidade de vagas.

Professores e Servidores Técnicos de Apoio ao Ensino, vinculados a Instituições Públicas de Ensino Superior e de Nível Técnico, Professores vinculados ao Ensino Fundamental e Médio podem se inscrever. O curso terá cotas de vagas para professores de comunidades indígenas e oriundos de povos e comunidades tradicionais e para agricultores familiares.

Sobre a Permacultura

Permacultura é uma expressão originada do inglês “Permanent Agriculture” e foi criada por Bill Mollison e David Holmgren na década de 70 do século passado. Ao longo dos anos ela passou a ser compreendida como “Cultura Permanente”, pois passou a abranger uma ampla gama de conhecimentos oriundos de diversas áreas científicas, indo muito além da agricultura.

Nos dias atuais, a permacultura transpassa desde da compreensão da ecologia, da leitura da paisagem, do reconhecimento de padrões naturais, do uso de energias e do bem manejar os recursos naturais, com o intuito de planejar e criar ambientes humanos sustentáveis e produtivos em equilíbrio e harmonia com a natureza.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas