20.5 C
Guanambi
16.9 C
Vitória da Conquista

Anac aprovou operação noturna de dirigível de fabricação nacional

Mais Lidas

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou nesta terça-feira (7) que foi aprovado no mês de abril deste ano, a modificação de projeto que permite ao dirigível ADB-3-3, da fabricante brasileira Airship do Brasil, realizar voos noturnos nos céus do país.

De acordo com a Agência GOV, a primeira operação noturna do dirigível brasileiro pôde ser vista por mais de 1,6 milhões de pessoas que acompanharam o show da cantora Madonna, no último sábado, 4 de maio, em Copacabana (RJ).

O dirigível ADB-3-3 já estava em operação no país desde 2022, quando recebeu o Certificado de Tipo emitido pela Anac, podendo realizar apenas voos diurnos. Com a nova aprovação, a Agência validou aspectos técnicos relacionados aos instrumentos, instalações elétricas e iluminação d o dirigível, atentando para a segurança da aeronave na realização de voos noturnos.

Dirigível Brasileiro

Derivado de um projeto norte-americano (modelo 138S), o dirigível foi adquirido pela Airship do Brasil e transferido para a empresa em 2018. A aeronave opera com um motor e um envelope de 3.908 m3 (138 000 cu.ft) e possui capacidade para 6 assentos. A aeronave já foi utilizada para ações de publicidade em diversas cidades do país incluindo Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas