20.4 C
Guanambi
16.2 C
Vitória da Conquista

Pint of Science leva cientistas aos bares e aproxima conhecimento científico da sociedade em Salvador

Mais Lidas

Acontece em Salvador, nos dias 13, 14 e 15 de maio, na Cervejaria Art Malte, no Rio Vermelho, sempre das 19h às 22h, a edição do Festival Internacional de Divulgação Científica Pint of Science 2024.

De acordo com informações da Universidade Federal da Bahia (Ufba) o evento estará focada em temas sociais atuais, deixando de ser exclusivamente sobre assuntos referentes às áreas tecnológicas e de saúde, como em anos anteriores.

“A concepção inovadora em trazer assuntos presentes nos debates populares se deu levando em conta o feedback do público e a percepção dos professores organizadores sobre a necessidade de estar mais perto das inquietações da população”, explicou a coordenadora geral do Pint of Science para o Nordeste, Valéria Borges, que é pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz Bahia.

“A ciência será apresentada de forma descontraída e acessível à população por pesquisadores e especialistas, em rodas de conversas com duração de 15 minutos, sem exibição de slides e outras ferramentas, que lembrem o formato da sala de aula”, disse ela.

O tema de abertura do Festival, no dia 13, será “Potências Negras: a nossa diversidade faz e move a ciência e a educação”. No dia 14, “Comunicando Ciência: tudo que você queria saber sobre vacina e tinha vergonha de perguntar” e, por fim, no dia 15, o assunto abordado vai ser “A ciência está em tudo: cidadania, arte e inovação”.

Entre os palestrantes do dia de abertura estará Marilda Gonçalves, primeira mulher Diretora da Fiocruz Bahia, enquanto no encerramento teremos a presença de Paulo Miguez, Reitor da Universidade Federal da Bahia.

Neste ano, o evento estará concentrado em apenas um lugar em Salvador e tem o objetivo de ser um marco para a disseminação do conhecimento na capital baiana, o evento é gratuito e aberto ao público, não sendo necessária inscrição prévia para participar e no local. Apenas será cobrado o valor do consumo individual de produtos do estabelecimento.

“O clima, o ambiente, o horário e o formato podem favorecer o despertar do interesse do senso comum para o conhecimento científico”, disse Valéria. O coordenador adjunto do evento, Denis Soares, que é professor da Faculdade de Farmácia da Ufba, também destacou que o apoio das instituições parceiras – Ufba, Fiocriz e Senai/Cimatec – é fundamental para a realização do evento.

As atividades do Pint of Science 2024 acontecerá simultaneamente em 25 países e em mais de 400 cidades em todo o mundo, 179 delas no Brasil, incluindo Salvador.

Foto: Reprodução/ Ufba

História do Festival

O Festival Internacional de Divulgação Científica Pint of Science foi criado em 2013, em Londres, por iniciativa de estudantes que queriam contar sobre suas pesquisas e os seus resultados positivos utilizando ambientes descontraídos como bares e restaurantes.

A ideia deu certo e desde então tem aumentado seu alcance de Brindar a Ciência! O evento é coordenado mundialmente a partir de Londres.

O festival chegou ao Brasil em 2015 e no Nordeste em 2017, sob a coordenação do pesquisador Ufba, Denis Soares, que também coordenou o evento na capital soteropolitana. Este ano, em Salvador, a coordenação geral é da cientista da Fiocruz, Valéria Borges.

Serviço:

  • O quê: Festival Internacional de Divulgação Científica Pint of Science
  • Quando: 13, 14 e 15 de maio
  • Horário: 19h às 22h
  • Local: Cervejaria Art Malte, R. Feira de Santana, 354 – Rio Vermelho, Salvador – BA
  • Entrada gratuita

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas