29.3 C
Guanambi
23 C
Vitória da Conquista

IF Baiano oferta 120 vagas para cursos técnicos em Guanambi

Mais Lidas

O Instituto Federal Baiano, Campus Guanambi, está ofertado 120 vagas em cursos técnicos subsequentes ao ensino médio.

São 80 vagas para Técnico em Agricultura, nos turnos matutino e vespertino, e 40 vagas para Técnico em Zootecnia, no turno vespertino, ambos na modalidade presencial, com duração de um ano e meio.

As inscrições serão abertas na próxima segunda-feira, dia 20 de maio, e se encerrarão no dia 7 de junho. Os candidatos deverão se dirigir ao Campus Guanambi, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h. A instituição fica localizada na zona rural, próximo ao distrito de Ceraíma.

A seleção será realizada exclusivamente de forma presencial, mediante manifestação de interesse na vaga, por meio da entrega da documentação exigida pelo edital. A classificação dos candidatos se dará por ordem de chegada.

O edital e as informações para inscrição podem ser consultadas na página de seleção do IF Baiano.

Técnico em Agricultura

O curso Técnico em Agricultura é voltado para jovens e adultos que concluíram o ensino médio e que buscam formação técnica na área de Agricultura ou que procuram oportunidades de qualificação e requalificação em menor tempo, um ano e meio.

O curso está organizado em três módulos: O primeiro é básico sendo ministradas disciplinas como Planejamento e Projeto, Gestão, Informática, Construções Rurais, dentre outras. No segundo e terceiro módulos, o aluno cursará disciplinas como: Olericultura, Culturas anuais, Fruticultura, Mecanização Agrícola, Beneficiamento vegetal, Irrigação e Topografia.

Compete ao Técnico em Agricultura: promover ações para a implantação de cooperativas rurais; atuar em sindicatos, empresas rurais e instituições públicas prestando assessoria e assistência técnica; planejar e executar projetos na área de produção de mudas e sementes; orientar tecnicamente agricultores sobre procedimentos na área de adubações e controle de pragas, doenças e plantas daninhas; realizar levantamentos topográficos; elaborar, acompanhar e avaliar projetos agrícolas; organizar e monitorar a exploração e manejo do solo de acordo com as suas características e aptidão agrícola; planejar e acompanhar a colheita e a pós-colheira.

DURAÇÃO MÍNIMA: 1 Ano e Meio
TURNO DE FUNCIONAMENTO: Diurno
CARGA HORÁRIA: 1.200 Horas + 200 Horas de Estágio

Técnico em Zootecnia

A estrutura do curso Técnico em Zootecnia é semelhante também é composta de três módulos, com o primeiro básico, com disciplinas como Planejamento e Projeto, Gestão, Informática, Construções Rurais, dentre outras. O segundo e terceiro módulos, são voltados para a formação técnica do aluno, com disciplinas como: Avicultura, Apicultura, Bovinocultura, Suinocultura, Piscicultura, Cunicultura, Caprino-ovinocultura, Equideocultura e Beneficiamento da produção.

Compete ao Técnico Pós Médio em Zootécnia: desenvolver a capacidade de gerenciar projetos na área zootécnica; promover a redução de custos na produção; dominar as diversas técnicas na criação de animais de pequeno, médio e grande porte; assessorar projetos e promover a formação de cooperativas; auxiliar em trabalhos de pesquisa; analisar a situação técnica, econômica e social da Região onde estiver inserido, identificando as atividades peculiares da área a serem implantadas; os programas de nutrição e manejo alimentar; aplicar métodos e programas de reprodução animal e de melhoramento genético; elaborar, aplicar e monitorar programas profiláticos, higiênicos e sanitários na produção animal; elaboração de projetos de instalações zootécnicas; atuar em sindicatos, empresas rurais, assentamentos e instituições públicas prestando assessoria e assistência técnica, dentre outras.

DURAÇÃO MÍNIMA: 1 Ano e Meio
TURNO DE FUNCIONAMENTO: Vespertino
CARGA HORÁRIA: 1.200 Horas + 200 Horas de Estágio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas