19 C
Guanambi
16.4 C
Vitória da Conquista

Novo campus do Ifba em Salvador ser instalado em Cajazeiras

Mais Lidas

O Governo Federal anunciou a criação de 100 novos campi de Institutos Federais (IFs) em todo o país, e a Bahia será contemplada com oito dessas novas unidades. Entre os locais dos novos campi do Instituto Federal da Bahia (Ifba) está o bairro de Cajazeiras, em Salvador, que receberá uma unidade, além das cidades de Itabuna, Macaúbas e Poções.

O IF Baiano também terá quatro novos campi, nas cidades de Santo Estevão, Ribeira do Pombal, Remanso e Ruy Barbosa.

De acordo com o Ifba, em Salvador, a nova unidade em Cajazeiras representará um marco importante para a região. A implantação do campus foi discutida desde 2021 com lideranças comunitárias do Complexo de Cajazeiras, culminando na designação de uma comissão para estudar a viabilidade da instalação.

Ainda segundo a instituição, a reitora Luzia Mota lidera os esforços para garantir que o campus atenda às necessidades locais, oferecendo cursos que alinhem com as demandas econômicas e sociais da região.

Os preparativos incluem vistorias nos terrenos e edificações provisórias, com o apoio de representantes das secretarias municipais de Educação e Infraestrutura. No último dia 13 de maio, uma vistoria foi realizada em Salvador, com o Governo do Estado comprometido em fornecer o terreno necessário para a construção do campus. A implantação das novas unidades do IFBA poderá iniciar em 2025, utilizando prédios provisórios, enquanto as novas construções têm previsão para 2026.

Os novos campi serão equipados conforme a tipologia definida pela Secretaria de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Setec), com capacidade para atender entre 800 a 1.400 estudantes, dependendo do porte da unidade. Esse projeto de expansão busca não apenas oferecer educação de qualidade, mas também promover um impacto significativo no desenvolvimento regional.

A reitora Luzia Mota enfatiza que a oferta de educação pública de qualidade no local onde os jovens vivem é essencial para democratizar o acesso à educação e transformar vidas. “Ofertar educação pública de qualidade no local onde esses e essas jovens vivem é efetivamente democratizar o acesso à educação e possibilitar uma transformação também efetiva na vida dessas pessoas, das suas famílias e das comunidades,” afirmou Luzia Mota.

Com a previsão de início das atividades em 2025, a criação do campus do IFBA em Cajazeiras pretende ampliar as oportunidades educacionais e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região, trazendo novas possibilidades para milhares de jovens e adultos.

O anúncio dos cem novos campi de institutos federal foi feito em março pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Educação, Camilo Santana. Na ocasião, o governo destacou o compromisso com a expansão da educação profissional e tecnológica no Brasil.

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas