22.2 C
Guanambi
18.3 C
Vitória da Conquista

FPI avalia patrimônios arqueológicos em Ibotirama e região

Mais Lidas

Será realizado neste sábado (25), pela equipe de Fiscalização Preventiva Integrada da Bacia do Rio São Francisco (FPI-BA), uma Audiência Pública no Colégio de Tempo Integral Professora Odontina Laranjeira de Souza, em Ibotirama.

De acordo com informações do Metro1, na Audiência será apresentado os dados colhidos em operação que encontrou tesouros arqueológicos nos municípios no oeste da Bahia.

Em visitas aos municípios de Ipupiara, Brotas de Macaúbas, Oliveira dos Brejinhos e Muquém de São Francisco, a FPI achou uma pintura de um Xenorhinotherium bahiensis, espécie de lhama gigante encontrada no Brasil no período Pleistoceno, de sedimentos de até 5 mil anos atrás.

O Xenorhinotherium bahiensis seria um membro da megafauna, termo usado para designar o conjunto de animais de grandes proporções corporais que conviveram com a espécie humana.

Segundo Admir Brunelli, coordenador da equipe, a descoberta veio repleta de desafios, “uma vez que o sítio arqueológico está localizado nas proximidades de torres de energia eólica, o que exige medidas de segurança urgentes para sua preservação”.

A equipe de Patrimônio Espeleológico – formada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Corpo de Bombeiros e pelo espeleólogo Admir Brunelli – esteve em Ipupiara, Brotas de Macaúbas, Oliveira dos Brejinhos e Muquém de São Francisco, Oeste do estado.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas