21 C
Guanambi
13.9 C
Vitória da Conquista

Inmet divulgou prognóstico climático para junho em todo o país

Mais Lidas

Nesta quinta-feira, 23 de maio, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou o prognóstico climático de junho para todo o Brasil.

De acordo com o órgão, a previsão indica chuvas acima da média na faixa norte da Região Norte, leste da Região Nordeste, além de áreas pontuais do Maranhão, Piauí e Ceará, conforme indicado nos tons em azul do primeiro mapa acima, associadas ao aquecimento do Atlântico Tropical.

Já nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste, bem como o sul da Região Norte, interior da Região Nordeste e oeste da Região Sul, são previstas chuvas próximas e abaixo da média climatológica, indicado em tons em cinza, amarelo no mesmo mapa. Ressalta-se que, nesta época do ano, há uma tendência de redução das chuvas na parte central do país.

Considerando o prognóstico climático do INMET para junho de 2024 e seu possível impacto na safra de grãos 2023/24 para as diferentes regiões produtoras, tem-se que a previsão de chuvas acima da média na faixa norte e leste da Região Nordeste, indicado pelos tons em azul, continuará beneficiando a semeadura e início do desenvolvimento do milho e feijão terceira safras.

Enquanto isso, em áreas do Matopiba, região que engloba áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, a previsão é de chuvas abaixo da média, o que poderá reduzir os níveis de umidade no solo, principalmente em áreas dos estados do Piauí e Bahia, ocasionando restrição hídrica para o milho segunda safra.

Da mesma forma, em áreas do sul das regiões Sudeste e Centro-Oeste, parte do Paraná e oeste dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, onde também são previstas chuvas abaixo da média (indicadas em tons de amarelo no mapa da Figura 1a), poderá haver redução dos níveis de umidade do solo.

Temperatura

Quanto às temperaturas, a previsão indica que deverão ser acima da média em todo o país, principalmente na porção central, indicada em tons de laranja do segundo mapa, devido à redução das chuvas, com possibilidade de ocorrerem alguns dias de excesso de calor em algumas áreas.

Nas regiões Norte e Nordeste, as temperaturas podem ultrapassar 26ºC. Na Região Centro-Oeste e norte da Região Sudeste, as temperaturas devem variar entre 20ºC e 24ºC, enquanto a Região Sul, são previstos valores menores, inferiores a 20ºC.

Já em áreas de maior altitude da região sul e sudeste, são previstas temperaturas próximas ou inferiores a 14ºC. Não se descartam a ocorrência de geadas em algumas localidades, especialmente aquelas de maior altitude, devido à entrada de massas de ar frio que podem provocar declínio de temperatura, o que é muito comum nesta época do ano.

 

(a)                                                                                                      (b)

Figura 1: Previsão de anomalias de (a) precipitação e (b) temperatura média do ar do modelo climático do INMET, para o mês de junho de 2024.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas