22.2 C
Guanambi
18.3 C
Vitória da Conquista

Ifba abre inscrições para mestrado profissional

Mais Lidas

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI), divulgou nesta quinta-feira (23) o Edital nº 14/2024/PRPGI/IFBA de 07 de maio de 2024, que vai selecionar 20 novos(as) mestrandos(as) para o curso de pós-graduação stricto sensu em Engenharia de Sistemas e Produtos (PPGESP).

De acordo com o edital, o objetivo do curso de mestrado é “capacitar profissionais nas linhas de pesquisa de ‘Sistemas e Produtos Biomédicos’ e de ‘Sistemas e Produtos Computacionais, de Controle e Comunicação’ para promover a melhoria de qualidade dos recursos humanos destas áreas na Bahia e no Brasil.

Profissionais com curso de graduação concluído podem solicitar participação no processo seletivo até o dia 16 de junho, prazo final das inscrições.

O(A) candidato(a) que esteja concluindo o curso de graduação poderá participar do certame, devendo comprovar a conclusão nos termos definidos pelo edital para efetuar a matrícula.

A inscrição deve ser feita exclusivamente pelo email ppgesp@ifba.edu.br, sendo necessário cumprir todos os procedimentos e instruções determinados no edital, inclusive de submissão dos arquivos PDF com os documentos digitalizados.

O processo seletivo terá duas etapas, ambas eliminatórias e classificatórias: análise da documentação, a partir do Currículo Lattes, com apresentação dos respectivos documentos comprobatórios; e análise de plano de trabalho e defesa do plano de trabalho.

A nota final será a composição da nota da análise de documentação, da nota da análise do plano de trabalho e da nota da defesa, resultando em uma média ponderada conforme os pesos de três décimos, três décimos e quatro décimos, respectivamente, numa escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.

Ao todo, são ofertadas 20 vagas, sendo: 9 vagas para preenchimento a partir da classificação da modalidade ampla concorrência; 5 vagas que correspondem a 25% do total a partir da classificação da modalidade de servidor(a) efetivo(a) do IFBA, em atendimento ao Plano de Desenvolvimento de Pessoas institucional, que trata a Resolução CONSUP/IFBA nº 04/2021; 5 vagas a partir da classificação da modalidade ações afirmativas de autodeclarados negros/as (pretos/as e pardos/as), indígenas, quilombolas e pessoas trans (transexuais, transgêneros e travestis); e 1 vaga a partir da classificação da modalidade de pessoas com deficiência (PcD).

O resultado definitivo, após a análise dos recursos com questionamentos sobre o resultado preliminar, será divulgado até 10 de julho no site da PRPGI do IFBA. Os(As) aprovados(as) iniciarão as aulas no semestre letivo 2024.2.

As aulas serão realizadas no campus Salvador do IFBA, no bairro do Barbalho. De acordo com o edital, as aulas e atividades do PPGESP podem também utilizar abordagem metapresencial, em formato remoto síncrono, com emprego de meios e tecnologias de informação e comunicação. O curso será desenvolvido em calendário a ser definido pela Coordenação do PPGESP, com aulas em dias úteis, no horário das 9h às 22h e aos sábados das 8h às 18h.

Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail ppgesp@ifba.edu.br, com prazo de resposta mínimo de 2 dias úteis.

Cronograma

  • Inscrições: 10/05/2024 a 16/06/2024
  • Resultado da análise da documentação: Até 21/06/2024
  • Resultado da análise dos recursos contra a análise da documentação e escalonamento das Defesas do Plano de Trabalho: Até 26/06/2024
  • Período de Defesas do Plano de Trabalho, conforme escalonamento: 28/06/2024 a 04/07/2024
  • Resultado definitivo: Até 10/07/2024
  • Banca de heteroidentificação: Entre 11 a 17/07/2024
  • Resultado Definitivo da Banca de heteroidentificação: Até 21/07/2024
  • Matrícula institucional: 22 a 31/07/2024
  • Início das aulas (Aula Inaugural): 12/08/2024 (previsão)

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas