19.9 C
Guanambi
16.2 C
Vitória da Conquista

Vitória da Conquista teve manhã mais fria do ano com sensação térmica de 9,5ºC

Mais Lidas

Faltando pouco menos de um mês para o início do inverno, o frio já chegou com intensidade em Vitória da Conquista.

Na manhã desta sexta-feira, 24 de maio, a mínima registrada pela estação meteorológica convencional do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizada na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), foi de 11,5ºC, a menor de 2024.

De acordo com o professor Rosalve Lucas, climatologista da universidade, a temperatura baixa, aliada aos ventos constantes, fez sensação térmica chegar a 9,5ºC.

A menor temperatura do ano em Vitória da Conquista até então era de 13ºC, registrada na última segunda-feira (20). A última vez que a temperatura atingiu 11,5ºC em Vitória da Conquista foi no dia 12 de setembro do ano passado. Antes disso, a menor mínima é de 10 de agostos, de 11,3ºC.

Ao longo do dia, as temperaturas subiram rapidamente, chegando à máxima de 24,6ºC até as 14h, resultando em uma amplitude térmica de 13,1ºC.

temperaturas maio Vitória da Conquista
Temperaturas mínimas, médias e máximas registradas e Vitória da Conquista – maio/2024 – Fonte: Inmet

A queda da temperatura confirma a previsão do início da semana, no entanto, ao contrário do que diziam os institutos de meteorologia, a garoa esperada quase não caiu, ocorrendo apenas alguns registros rápidos em alguns pontos da cidade entre terça (21) e quarta-feira (22).

Previsão

A previsão por conjunto dos modelos matemáticos de meteorologia indica que o frio deve continuar intenso no fim de semana, com possibilidade de novas mínimas abaixo dos 13ºC, principalmente na manhã de sábado (25).

Ao longo da próxima semana, as mínimas devem variar entre 14ºC e 17ºC e as máximas entre 24ºC e 27ºC.

Os prognósticos também indicam que o tempo deve ficar seco em Vitória da Conquista, com pouca chance de precipitações nos próximos dias.

Menores temperaturas desta sexta-feira

De acordo com o Inmet, a menor temperatura registrada no Brasil nesta sexta-feira foi de 8,4ºC, nos municípios de Caldas, Maria da Fé e Monte Verde, todos em Minas Gerais. Na sequência aparecem cidades do Rio Grande do Sul – Quaraí (9,1ºC), Bagé (9,2ºC), Uruguaiana (9,7ºC) e Dom Pedrito (9,8ºC).

Na Bahia, em Correntina fez 13,9ºC, enquanto Luís Eduardo Magalhães registrou 14,1ºC, Barreiras e Piatã 15,2ºC, e Itiriçu e Ibotirama 16,3ºC.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas