21.3 C
Guanambi
17.6 C
Vitória da Conquista

Inmet divulga previsão para todo o país até 26 de junho

Mais Lidas

Nesta segunda-feira, 10 de junho, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou o Informativo Meteorológico nº 22/2024.

O documento contém a previsão do tempo para as próximas duas semanas em todas as regiões do Brasil, além das condições observadas pela rede de monitoramento na última quinzena.

De acordo com o órgão, entre os dias 10 e 17 de junho, poderão ocorrer acumulados de chuva superiores a 60 milímetros (mm), indicados pelos tons em laranja no mapa, principalmente em áreas das Regiões Norte. Isso se deve à combinação do calor e alta umidade que continua influenciando as instabilidades nas regiões. 

Na faixa leste do País, as chuvas devem ser beneficiadas devido ao transporte de umidade do oceano para o continente.

Previsão de 10 a 17 de junho

Região Norte: a combinação do calor e alta umidade irá provocar pancadas de chuvas no decorrer da semana, com valores maiores que 60,0 milímetros (mm) em áreas do centro-norte do Amazonas e do Pará, bem como nos estados de Roraima e Amapá. Nas demais áreas, não se descartam pancadas de chuvas isoladas com menores acumulados.

Região Nordeste: há previsão de chuva na faixa leste da região, especialmente entre os estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, bem como em áreas do Sealba (áreas dos estados de Sergipe, Alagoas e Bahia). As instabilidades nestas áreas são provocadas devido ao transporte de umidade do oceano para o continente que favorecerão a ocorrência de chuvas, podendo superar os 40 mm. Não se descartam pancadas de chuvas isoladas em áreas da faixa norte, desde o Maranhão até o Rio Grande do Norte. Enquanto no interior da região, a previsão é de tempo quente e sem chuva.

Regiões Centro-Oeste e Sudeste: há previsão de tempo quente e seco, mas não se descarta a ocorrência de chuva fraca e isolada em áreas de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Região Sul: a semana começa com tempo bom e sem chuva. Mas no final da semana, a partir dia 16, deverá ocorrer chuvas no sul do Rio Grande do Sul devido a passagem de um sistema frontal.

Previsão para a 2ª semana – 18 a 26 de junho

Previsão de chuva de 18 a 26 de junho
Previsão de chuva de 18 a 26 de junho – Fonte: NCEP/NOAA.

Na segunda semana, entre os dias 18 e 26 de junho de 2024, são esperados volumes de chuva maiores que 70 mm no noroeste da Região Norte, leste da Região Nordeste e Região Sul.

Região Norte: os maiores acumulados de chuva devem ocorrer no noroeste do Amazonas, norte do Pará, Roraima, além de áreas do leste do Amapá com acumulados que podem superar 60 mm. Nas demais áreas, os volumes devem ser inferiores a 40 mm.

Região Nordeste: a previsão é de chuvas em forma de pancadas que podem superar os 60 mm na faixa leste da região. Enquanto na faixa norte da região, há previsão de chuva com menores acumulados. Já no interior da região, a previsão é de tempo quente e seco.

Regiões Centro-Oeste e Sudeste: segue com previsão de tempo seco e quente em grande parte das regiões, exceto em áreas de São Paulo e Rio de Janeiro, onde podem ocorrer chuvas rápidas e passageiras, com volumes inferiores a 40 mm.

Região Sul: a previsão é chuvas, com acumulados que podem superar os 70 mm, em áreas de Santa Catarina e Paraná.

A previsão completa pode ser consultado acessando a íntegra do Informativo Meteorológico nº22/2024.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas