20.7 C
Guanambi
13.9 C
Vitória da Conquista

Página no Instagram destaca histórias e fotos antigas de Vitória da Conquista

Mais Lidas

O resgate a fotos, documentos e acontecimentos do passado é uma das tarefas mais árduas e necessárias para a construção da identidade de uma população. Nesta perspectiva, a página do Instagram “Conquista Velhos Tempos” tem feito um trabalho independente há mais de um ano sobre a cidade de Vitória da Conquista.

A página foi criada no dia 15 de abril de 2023, por Julito Reis Costa Júnior, de 51 anos. Julito é um servidor público estadual que sempre foi, em suas palavras, “apaixonado por objetos, moedas, revistas, fotos e histórias antigas. Tinha o hábito de juntar tudo o que parecia relíquia, causava uma certa nostalgia”.

Ao perceber que, naquele momento, não conhecia nenhuma página que se centrasse na história de Vitória da Conquista, Julito começou a publicar fotos que possuía em arquivo próprio e algumas encontradas na internet. Quando viu que outras pessoas também se interessavam pela temática, à medida que o número de seguidores crescia, Julito passou também a receber fotos de pessoas que gostariam de ter os registros publicados na página.

A metodologia utilizada por Julito é sempre indagar aos que enviam as fotos informações como datas, pessoas registradas e circunstâncias por trás da imagem no momento em que foi tirada, buscando sempre ir além do que é somente visual e contar uma história atrelada às fotos antigas.

O autor da página argumenta que as fotos possuem um grande poder que transcende a imagem. Ele diz que “a foto antiga tem o poder de trazer uma história e pessoas desconhecidas a evidência. Mesmo que seja por alguns instantes, a foto antiga nos faz compreender que as coisas não existem por acaso, e não nasceram da noite para o dia, houve pessoas de vulto, lembradas em alamedas e ruas e outras tantas anônimas, que construíram e fizeram a Vitória da Conquista de hoje. Uma foto antiga traz nostalgias, lembranças de nossos antepassados, renova memórias, tira uma lágrima de olhos sensíveis, nos faz entender que tudo é passageiro”.

Com pouco mais de um ano de existência, a página “Conquista Velhos Tempos” soma mais de 7,5 mil seguidores e mais de 700 publicações até o momento. A visão de futuro alimentada por Julito é expandir os horizontes para além de Vitória da Conquista e passar a incluir outros municípios que já fizeram parte da cidade.

Como consideração final, o autor da página diz que o município comete erros ao não cuidar de seu patrimônio histórico e faz um apelo para aqueles que possuem fotos antigas e têm interesse em publicá-las, enviem-nas para a página, que está totalmente aberta para tal.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas