30.5 C
Guanambi
27.7 C
Vitória da Conquista

UFSB oferta vagas em cursos de graduação para indígenas e quilombolas

Mais Lidas

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) publicou, através da Pró-reitoria de Gestão Acadêmica (PROGEAC), o Edital 13/2024 que rege o processo seletivo suplementar voltado para o ingresso de indígenas aldeados e quilombolas em cursos de graduação.

Esta medida foi debatida com as/os decanas/os das unidades acadêmicas da universidade e visa garantir maior ocupação das vagas residuais do ano de 2024, além de promover maior inclusão de indígenas e quilombolas, em consonância com a política de Ações Afirmativas da UFSB e as medidas recentes adotadas pelo MEC voltadas à inclusão e a permanência destes segmentos.

De acordo com informações da UFSB, as inscrições estarão abertas de 29 de agosto a 03 de setembro e serão feitas via formulário eletrônico.

As 78 vagas ofertadas são as vagas não-preenchidas através do processo seletivo regido pelo SISU de 2024, com previsão de ingresso para o período letivo 2024.2, que se iniciará em 21 de outubro de 2024. Há vagas para cursos de primeiro e de segundo ciclo nos três campi da UFSB.

As notas nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos últimos dez anos podem ser usadas para a classificação, que nesse caso será feita utilizando-se a média aritmética simples das quatro notas das áreas de conhecimento cobradas na prova mais a nota obtida na redação.

Caso a/o candidata/o tenha participado de mais de uma edição do Enem entre os anos de 2014 a 2023, será utilizada aquela de maior nota final e em que a/o candidata/o tenha obtido nota superior a zero na redação.

Para se inscrever, é preciso optar, no ato de sua inscrição, por um único local de oferta e por uma única modalidade de concorrência, a qual a pessoa ficará vinculada durante todo o processo seletivo.

Em caso de mais de uma inscrição pela mesma pessoa, somente a última será considerada válida. No ato da inscrição, deve-se preencher campo no formulário eletrônico indicando o número de CPF, com o qual a universidade solicitará ao INEP as notas obtidas no Enem.

O fornecimento correto do número do CPF é de inteira responsabilidade da/o candidata/o. Caso haja erro no preenchimento, a/o candidata/o ficará impossibilitada/o de participar do processo seletivo.

Matrícula

Quem conseguir classificação e estiver na lista de convocação para matrícula deverá encaminhar toda a documentação exigida para sua modalidade de concorrência, dentro dos prazos indicados no cronograma, de forma on-line através do fomulário eletrônico disponibilizado pela instituição.

O rol de documentos necessários para a realização da matrícula está elencado no anexo II do edital. As declarações nos anexos deste edital devem ser preenchidas, assinadas (de forma manuscrita ou eletronicamente) e enviadas através do formulário eletrônico de matrícula.

Quem tiver mais de 16 anos poderá realizar todos os atos pertinentes à sua matrícula sem a necessidade de assinatura dos pais ou responsáveis.

O não-envio dos documentos nos prazos definidos neste edital implicará na perda definitiva da vaga pleiteada, não sendo aceita, em hipótese alguma, documentos enviados após o prazo.

Em caso de necessidade de orientação para matrícula, é possível entrar em contato com a comissão de matrícula de seu campus até o início do prazo para o envio de documentos, conforme cronograma do edital, pelos seguintes endereços:

Cronograma

Inscrições29/ago a 03/set
Convocação para envio online de documentação de matrícula05/set
Período para envio da documentação de matrícula09/set a 11/set
Publicação da relação de candidatas/os homologada/os17/set
Recebimento de recursos contra resultado da homologação18 e 19/set
Resultados dos recursos23/set
Publicação dos números de matrícula01/out

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas