Nesta segunda-feira, 11 de novembro, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou o Informativo Meteorológico nº 33/2024. O documento traz a previsão de chuvas e temperaturas para o todo o país até o dia 18 de novembro.
A análise destaca a ocorrência de grandes volumes de precipitação em algumas regiões do país e temperaturas elevadas em boa parte do Norte e Nordeste.
Ainda nesta segunda, o Inmet divulgou o Boletim Agroclimatológico de Novembro, com o prognóstico para os próximos três meses e seus impactos nas atividades agropecuárias.
Previsão de Chuvas e temperaturas
Região Norte: A previsão aponta pancadas de chuva persistentes em decorrência do calor e da alta umidade. Os acumulados devem superar os 50 mm no centro-oeste do Amazonas, Rondônia, e centro-sul do Tocantins e Pará. Em algumas áreas, como o oeste do Amazonas, os volumes podem ultrapassar 100 mm. No norte do Pará e em parte do Amapá, a previsão é de acumulados mais baixos, inferiores a 20 mm.
As máximas devem oscilar entre 30°C e 36°C, podendo ultrapassar 38°C em algumas localidades. As temperaturas mínimas ficam entre 24°C e 26°C, chegando a 28°C em pontos específicos.
Região Nordeste: A semana será predominantemente quente e seca no leste, com aumento de nebulosidade no sul da Bahia, no Piauí e no centro-sul do Maranhão, entre os dias 11 e 15. Nesses locais, os acumulados podem chegar a 50 mm. Após o dia 16, a previsão é de tempo seco na maior parte da Região, com possíveis chuvas leves no leste baiano.
As temperaturas máximas se manterão elevadas, variando de 28°C a 38°C. As mínimas oscilam entre 18°C e 28°C, com uma das menores temperaturas sendo prevista para as áreas serranas da Bahia, com 16°C.
Região Centro-Oeste: No Centro-Oeste, a combinação de ar quente e úmido deve provocar chuvas significativas, especialmente em Mato Grosso, Goiás e sul do Mato Grosso do Sul. Em algumas áreas, como o norte do Mato Grosso e partes de Goiás, os volumes podem ultrapassar 100 mm, enquanto as demais áreas terão acumulados mais moderados.
As máximas devem variar entre 22°C e 32°C, enquanto as mínimas estarão entre 20°C e 26°C. O calor será acentuado principalmente durante o dia, contribuindo para a formação das instabilidades previstas.
Região Sudeste: A previsão é de chuvas expressivas em São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e Espírito Santo, com volumes superiores a 100 mm em pontos específicos. Uma frente fria que atuará no início da semana ajudará a alinhar um canal de umidade entre o Centro-Oeste e Sudeste, intensificando as precipitações até o dia 14 de novembro.
No Sudeste, as temperaturas máximas estarão entre 18°C e 30°C, com as menores máximas esperadas para o leste de São Paulo, que deve registrar cerca de 22°C no dia 15. As mínimas devem oscilar entre 16°C e 20°C, com elevações gradativas no decorrer da semana.
Região Sul: a semana começará com a atuação de uma frente fria que avança rapidamente pela região nos dias 11 e 12, favorecendo chuvas acompanhadas de rajadas de vento. A partir do dia 13 de novembro, o tempo ficará firme no Rio Grande do Sul e, posteriormente, em Santa Catarina e Paraná, até o dia 15 de novembro. A partir do dia 16, áreas de instabilidade se formarão sobre a região, provocando pancadas de chuva que devem se manter nos dias seguintes
As máximas devem começar a semana entre 20°C e 28°C, subindo para até 32°C em algumas áreas. Com a passagem da frente fria, as mínimas podem cair para 8°C em regiões serranas de Santa Catarina no dia 13, variando entre 14°C e 16°C nas demais áreas, com aquecimento gradual ao longo da semana.
Condições Observadas na Última Semana
Entre os dias 6 e 10 de novembro, o país registrou acumulados de chuva acima de 50 mm em uma faixa que se estende do Amazonas ao Centro-Oeste, Sudeste e partes da Região Sul. Os maiores volumes foram observados no Paraná e Minas Gerais, com General Carneiro (PR) registrando 173 mm e Ituiutaba (MG) com 152,2 mm.
As temperaturas máximas ultrapassaram 34°C nas Regiões Norte e Nordeste, com destaque para 42,1°C em Boa Vista (RR) e 41°C em Piripiri (CE). No Sul, as temperaturas mínimas foram baixas em áreas serranas, chegando a 4,2°C em Bom Jardim da Serra (SC).
Veja o Informativo Meteorológico 33/2024 completo