29.5 C
Guanambi
24.3 C
Vitória da Conquista

Chesf vai aumentar vazão do Rio São Francisco para procissão fluvial de Bom Jesus dos Navegantes

Mais Lidas

A cidade de Penedo, em Alagoas, se prepara para receber milhares de romeiros nas festividades em homenagem ao Glorioso Bom Jesus dos Navegantes, que acontecem anualmente no segundo domingo de janeiro

O ponto alto da celebração é a maior procissão fluvial da região do Baixo São Francisco, marcada este ano para o dia 12 de janeiro.

Para garantir as condições de navegabilidade no Rio São Francisco durante o evento, a Prefeitura de Penedo solicitou à Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) o aumento da vazão da Usina Hidroelétrica de Xingó, situada entre Alagoas e Sergipe.

De acordo com a prefeitura, o pedido foi formalizado ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e, nesta quarta-feira, 8 de janeiro, o Gerente Executivo da Chesf, Ladário Morais, confirmou o atendimento da solicitação. Segundo o comunicado oficial, a defluência média diária da UHE Xingó será elevada para 1.300 m³/s.

O aumento será praticado durante três dias, de 9 a 11 de janeiro, encerrando-se na véspera da procissão. “Informamos que, de acordo com as tratativas efetuadas com o Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS ocorridas na data de ontem, 07/01/2025, a defluência média diária da UHE Xingó será elevada para a faixa de 1.300 m³/s”, descreve o documento oficial.

Evento de fé e tradição

A procissão fluvial do Bom Jesus dos Navegantes é um evento de grande importância religiosa, cultural e turística para Penedo e toda a região do Baixo São Francisco. A celebração atrai fiéis e turistas de diversas partes do país, movimentando a economia local e promovendo a cidade no cenário nacional.

“Trata-se de um momento de grande expressão cultural, religiosa e turística, que projeta a cidade de Penedo no cenário nacional”, destacou o prefeito Ronaldo Lopes no ofício enviado à Chesf.

A Prefeitura de Penedo também informou que segue intensificando os preparativos para a festividade, que envolve tanto a organização da infraestrutura para a procissão quanto o acolhimento dos milhares de visitantes esperados na cidade.

Programação de vazões no Rio São Francisco em janeiro

Conforme comunicado do Operador Nacional do Sistema (ONS), a Usina Hidrelétrica de Sobradinho praticará vazão média de saída mensal 1.050 metros cúbicos por segundo (m³/s) em janeiro de 2025. Já a Usina de Xingó, terá vazão média mensal de 900 m³/s em janeiro.

A vazão de saída média diária em Sobradinho dos últimos dias ficou em torno de 950 m³/s, enquanto Xingó pratica por volta de 850 m³/s, a fim de seguir a curva de volume de espera estabelecida para o Reservatório de Itaparica.

Sobradinho alcançou volume útil de 51% e Itaparica de 40% segundo os dados mais recentes da Chesf.

As alterações de vazão continuarão sendo comunicadas através de mensagem SMS. Para receber os comunicados, basta enviar SMS com a palavra RIO para o número 27569, caso queira receber informações relativas à UHE Xingó, e com a palavra SOBRADINHO, caso queira receber informações relativas à UHE Sobradinho.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas