Cinco torcedores são condenados por ofensas racistas contra Vini Jr

Advertisement
Advertisement

Cinco pessoas foram condenadas à prisão por ofensas racistas contra o jogador Vinícius Jr, do Real Madrid, durante uma partida, em uma decisão considerada histórica na Espanha. A sentença reconhece insultos racistas em estádios de futebol como crime de ódio, conforme informou a LaLiga nesta quarta-feira, 21 de maio.

De acordo com a Agência Brasil, o incidente ocorreu em dezembro de 2022, quando Vinícius foi alvo de insultos durante a vitória do Real Madrid por 2 a 0 sobre o Real Valladolid, no estádio José Zorrilla. A Corte Provincial de Valladolid determinou um ano de prisão para os cinco infratores, além de multas entre 1.080 e 1.620 euros.

As penas de prisão foram suspensas, desde que os condenados não cometam novos delitos nos próximos três anos e não frequentem jogos de futebol no mesmo período.

“Graças aos esforços da LaLiga, que apresentou a queixa e inicialmente atuou como a única promotora privada – posteriormente acompanhada pelo jogador Vinícius e pelo Real Madrid, bem como pelo Ministério Público – essa decisão exemplar foi alcançada”, declarou a LaLiga em comunicado.

Advertisement

Decisões anteriores

Sentenças de prisão inferiores a dois anos por crimes não violentos na Espanha raramente exigem cumprimento de pena para réus sem condenações anteriores. Em junho do ano passado, três torcedores do Valencia foram condenados a oito meses de prisão por insultarem Vinícius com “gritos, gestos e cantos referentes à cor de sua pele”.

Em outro caso, em setembro, um torcedor que cometeu abuso racial contra Vinícius e o jogador do Villarreal, Samuel Chukwueze, em jogos no Mallorca em 2023, foi considerado culpado e recebeu uma sentença de prisão suspensa.

O agressor teve a pena de 12 meses suspensa após pedir desculpas em carta a Vinícius e passar por treinamento antidiscriminação, além de ser banido dos estádios por três anos.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Notícias Relacionadas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile