O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, anunciou que o julgamento das ações penais relacionadas à trama golpista durante o governo de Jair Bolsonaro será concluído ainda este ano. A declaração foi feita na manhã de hoje, durante a sessão de abertura dos trabalhos após o recesso da Corte.
De acordo com informações da Agência Brasil, Moraes afirmou: “Ainda este semestre nós julgaremos todos os responsáveis. Absolvendo aqueles onde não houver prova de responsabilidade, condenando aqueles onde houver prova. Mas julgando, exercendo nossa função jurisdicional. E não nos acovardando em virtude de ameaças seja daqui ou de qualquer outro lugar”.
O STF encerrou nessa segunda-feira, 28 de julho, o interrogatório de 31 réus. Com o término dos interrogatórios, a Corte finaliza a instrução das ações penais dos núcleos 1, 2, 3 e 4 da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra os acusados de tentativa de golpe de Estado para reverter o resultado das eleições de 2022.
Durante seu discurso, Moraes também criticou a atuação de “pseudopatriotas” que, segundo ele, articulam nos Estados Unidos sanções contra o Brasil, visando interesses pessoais. O deputado Eduardo Bolsonaro, que pediu licença do mandato parlamentar e se mudou para os Estados Unidos, afirmou ter tido encontros com representantes da Casa Branca e comemorou a aplicação de tarifas ao Brasil.
Comparações e Críticas
Moraes comparou a atuação do deputado Eduardo Bolsonaro, sem citá-lo nominalmente, à tentativa de golpe de Estado ocorrida em 8 de janeiro de 2023. “O modus operandi golpista é o mesmo”, afirmou o ministro.