O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou para o dia 2 de setembro o início do julgamento da ação penal que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados, todos acusados de tentativa de Golpe de Estado. O ministro Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma do STF, será responsável pela condução do julgamento.
De acordo com informações da Agência Brasil, o julgamento está programado para começar às 9h e contará com oito sessões, sendo seis delas extraordinárias, realizadas em horários especiais para a Primeira Turma. Além do dia 2 de setembro, com sessões pela manhã e à tarde, as demais sessões estão agendadas para os dias 3, 9, 10 e 12 de setembro.
Ação penal e acusações
A ação penal 2668 é a mais avançada no contexto das investigações sobre a tentativa de golpe, conforme denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR). O processo foca no chamado núcleo 1, ou núcleo “crucial”, que seria composto pelas principais lideranças do suposto complô. O julgamento é um passo significativo no andamento das investigações e busca por responsabilização dos envolvidos.