Após um longo período de estiagem, Guanambi voltou a registrar chuva na tarde desta terça-feira, 14 de outubro, marcando o primeiro evento de precipitação da primavera. Embora as previsões apontassem pouca chance de chuvas, as pancadas ocorreram, mesmo que de forma isolada, após uma sequência de dias de calor intenso.
De acordo com dados da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura máxima foi de 37ºC, registrada por volta das 14h, após uma manhã de aquecimento rápido, que começou com mínima de 22,5°C.
O céu permaneceu parcialmente nublado durante boa parte do dia e no meio da tarde houve aumento expressivo da nebulosidade, principalmente na região leste da cidade e áreas adjacentes, onde a chuva caiu com um pouco mais de intensidade.
O volume de chuva variou bastante, com alguns bairro com volumes mais expressivos. Foram registrados 13 milímetros (mm) na estação do Inmet até as 18h. No início da noite, voltou a chover de forma fraca.
Mesmo que ainda insuficiente para alterar significativamente as condições de seca, as chuvas trouxeram um breve alívio no calor e renovaram a expectativa dos moradores, que aguardavam o retorno das chuvas desde abril — há quase seis meses sem precipitações relevantes.
Previsão
A previsão do tempo indica que os próximos dias devem continuar com forte calor, baixa umidade, e movimentação intensa de nuvens com possibilidade reduzida de chuvas isoladas. As temperaturas podem atingir até 38°C no fim da semana. No início da próxima, há nova chance de chuvas mais expressivas na região.
Veja a previsão completa para os próximos dias em Guanambi, com dados dos principais modelos.
