Com o objetivo de valorizar os docentes que contribuem para a melhoria da qualidade da educação no país, o Ministério da Educação (MEC), por meio da CAPES, vai premiar 100 mil professores das redes públicas de ensino com computadores, notebooks e tablets. A ação faz parte do Programa Mais Professores para o Brasil.
A seleção das escolas e dos educadores leva em conta os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), além de dados do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), ambos realizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Serão contemplados professores de todos os estados e do Distrito Federal, nas seguintes categorias: Anos iniciais do ensino fundamental; Anos finais do ensino fundamental e Ensino médio.
Para participar, o professor deve acessar o mesmo sistema de solicitação da Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB) e preencher o formulário eletrônico próprio. É importante destacar que o preenchimento do formulário não garante a premiação, as informações serão verificadas em bases de dados do Governo Federal e junto às redes de ensino.
Nesta edição, os vencedores receberão um cartão do Banco do Brasil com crédito de R$ 3 mil, valor destinado à compra de equipamentos tecnológicos como computadores, minicomputadores, notebooks e tablets. A execução do programa é coordenada entre o MEC, a CAPES, o Inep e o Banco do Brasil.
Do total de prêmios, 50% serão destinados aos professores das escolas com maior Ideb em cada categoria, proporcionalmente distribuídos entre os 26 estados e o Distrito Federal, considerando o número de matrículas da rede pública.
A outra metade será direcionada a educadores das escolas com melhor Ideb entre aquelas situadas nos 25% de menor nível socioeconômico.
De acordo com a Portaria da CAPES que regulamenta a iniciativa, o professor contemplado terá até 30 dias corridos, contados a partir da divulgação da lista, para manifestar interesse em receber o prêmio. Após o crédito no cartão, o prazo para aquisição dos equipamentos é de 180 dias, com posterior prestação de contas.
Durante o evento de lançamento da premiação, realizado no Dia dos Professores (15 de outubro), no Rio de Janeiro, 30 docentes já receberam seus vouchers simbolicamente. A cerimônia contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Educação, Camilo Santana, e da presidente da CAPES, Denise Pires de Carvalho.
