Um ônibus que seguia de Pernambuco para a Bahia tombou na noite desta sexta-feira, 17 de outubro, na BR-423, entre os municípios de Paranatama e Saloá, no Agreste pernambucano, resultando em 17 mortes e cerca de 17 pessoas feridas.
A Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco informou que foram, ao menos, 17 mortos. Havia 40 pessoas no coletivo, número maior do que havia sido declarado, indicando que algumas podem ter pego carona no veículo.
O veículo havia saído de Brumado, na Região de Vitória da Conquista, com destino a Santa Cruz do Capibaribe (PE), onde os passageiros fizeram compras no Polo de Confecções. O acidente aconteceu no trecho conhecido como Serra dos Ventos, quando o grupo retornava para a Bahia.
Segundo o policial rodoviário federal Luciano Holanda, chefe de Policiamento e Fiscalização da PRF em Garanhuns, o ônibus era de turismo e operava de forma regular.
“Ele foi fretado por uma empresa. Eles tinham um termo de autorização de fretamento que está vigente, ou seja, não é um ônibus de linha, mas um veículo contratado para essa viagem específica”, explicou.
Ainda conforme a PRF, os dois motoristas sobreviveram. O condutor que estava ao volante no momento do acidente relatou que o sistema de freios apresentou falha, o que teria feito ele perder o controle do veículo.
A lista de passageiros obtida pela polícia contém 30 nomes, além dos dois motoristas e de um guia de viagem.
As vítimas estão sendo identificadas e os feridos foram levados para hospitais da região.
De acordo com a empresa BF Turismo, contratada para realizar a viagem, os passageiros são das cidades de Monte Azul, Porteirinha e Janaúba, em Minas Gerais; e Urandi, Caetité, Caculé, Boquira, Rio do Pires, Dom Basílio, Barra da Estiva, Aracatu e Vila Mariana, na Bahia.
Segundo o g1 PE, dos 15 corpos, nove foram levados para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, no Agreste, e seis foram para a sede do órgão, no Recife. Nos dois locais, devem passar por perícias e procedimentos de identificação.
Ainda segundo a PRF, alguns passageiros foram arremessados do veículo, o que indica que parte deles pode estar sem cinto de segurança. O número exato de feridos ainda não foi confirmado. As vítimas foram inicialmente encaminhadas para hospitais de Paranatama, Iati e Garanhuns.
Por meio de nota, a empresa baiana lamentou o acidente e disse que uma equipe está a caminho de Pernambuco para acompanhar a situação, prestar assistência e reunir informações.
Ainda segundo o g1 PE, o Hospital Regional Dom Moura (HRDM), em Garanhuns, disse que recebeu 17 pacientes. Entre os atendidos, dois estão em estado grave. Os demais permanecem em observação na unidade.
Equipes da PRF, da Polícia Militar, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), do Corpo de Bombeiros, do Instituto de Criminalística (IC) e da Polícia Civil foram acionadas.
O Corpo de Bombeiros informou que foi acionado por volta das 20h e enviou cinco viaturas de salvamento, resgate e comando operacional.
O governador da Bahia, Jerónimo Rodrigues, emitiu uma nota lamentando o ocorrido. Ele disse que mobilizou as equipes do estado para dar auxílio os sobreviventes e às famílias das vítimas fatais.
