O Programa de Pós-Graduação em Patologia Investigativa (PPGPI) da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) abriu processo seletivo para estudantes regulares, oferecendo 13 vagas distribuídas nas áreas de concentração “Patologia Clínica” e “Patologia Experimental”. Das vagas, 7 são para ampla concorrência e 6 para ações afirmativas.
Podem se inscrever candidatos com formação superior em Ciências Biológicas ou da Saúde, nos cursos de bacharelado ou licenciatura. As inscrições são gratuitas e seguem abertas até 14 de novembro, por meio do site da Ufob.
O processo seletivo será composto por três etapas: prova de conhecimento específico em Patologia, entrevista e análise de currículo.
Vagas de ações afirmativas
Das seis vagas reservadas, três são destinadas a pessoas autodeclaradas negras (pretas ou pardas), e três a pessoas de comunidades quilombolas ou povos originários, pessoas transexuais, travestis ou transgêneros, refugiadas ou com deficiência, promovendo diversidade e inclusão no programa.
Sobre o PPGPI
O programa stricto sensu visa qualificar profissionais e fomentar pesquisas em áreas como: mecanismos de patogenicidade em doenças crônicas e inflamatórias, relação patógeno-hospedeiro, desenvolvimento de vacinas, modelos experimentais em animais, estudo de patógenos e seus vetores, biomarcadores celulares e moleculares, e determinantes genéticos das doenças prevalentes na região Oeste da Bahia.
O PPGPI representa uma oportunidade estratégica para estudantes interessados em aprofundar conhecimentos em patologia, com foco em pesquisa aplicada e inovação científica.
