FOTO: REPRODUÇÃO | TÂNIA RÊGO - AGÊNCIA BRASIL
Campanha Nacional de Multivacinação começa hoje em todo o país

Ampliação de vacina contra pneumococo continua em consulta pública

Anúncio

Duas consultas públicas estão abertas até 11 de novembro, permitindo que a população opine sobre a incorporação de novas vacinas contra o pneumococo na rede pública. Essas vacinas visam ampliar a proteção contra a bactéria responsável por doenças graves, como a pneumonia e a meningite pneumocócica.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil está entre os 15 países com maior incidência de infecções por pneumococo, que são uma das principais causas de mortalidade infantil, mas podem ser prevenidas por imunização. Crianças de até cinco anos e pessoas com condições clínicas que afetam a imunidade, como diabetes, câncer e HIV, são os grupos mais vulneráveis.

No Brasil, o pneumococo é o principal responsável por casos de meningite bacteriana, uma infecção que frequentemente leva à hospitalização e está associada a uma letalidade de 30%. Além disso, há risco de sequelas neurológicas graves, como dificuldades motoras e perda auditiva.

Consultas Públicas

A Consulta Pública 87/2025 avalia a inclusão de uma vacina pneumocócica no Programa Nacional de Imunizações (PNI) para crianças de até cinco anos, visando maior cobertura contra os sorotipos de pneumococo mais comuns no Brasil. Atualmente, a vacina pneumocócica conjugada 10-valente é oferecida pela rede pública há 15 anos. Estão em análise as vacinas 13-valente, 15-valente e 20-valente.

A Consulta Pública 85/2025 analisa a inclusão da vacina 20-valente, em dose única, para pessoas a partir de cinco anos que pertencem a 19 grupos populacionais com risco aumentado para infecções pneumocócicas.

Atualmente, a proteção é oferecida a oito grupos especiais com um esquema vacinal que combina a vacina conjugada 13-valente com a vacina pneumocócica polissacarídica 23-valente.

Anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *