Foto: Reprodução | Ascom do HOEB
Hospital Ortopédico da Bahia realiza transplante de tecido musculoesquelético

Hospital Ortopédico da Bahia realiza transplante de tecido musculoesquelético

Anúncio

O Hospital Ortopédico do Estado da Bahia (HOEB), unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) administrada pelo Hospital Israelita Albert Einstein, realizou nesta segunda-feira, 3 de novembro, mais um transplante de tecido musculoesquelético.

O material utilizado veio de um banco de ossos do Rio de Janeiro, e o procedimento beneficiou uma paciente de 53 anos, residente na região de Feira de Santana, que necessitava da substituição de uma prótese de quadril.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil possui o maior sistema público de transplantes do mundo e ocupa a segunda posição global em número de procedimentos realizados, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Somente em 2025, o HOEB já ultrapassou a marca de 11,3 mil cirurgias. A unidade atende pacientes com traumas, dores crônicas e limitações de mobilidade, que chegam ao hospital via Sistema de Regulação Estadual para tratamento especializado.

Em julho deste ano, o hospital realizou o primeiro transplante de osso e cartilagem da Bahia, um marco inovador na ortopedia. O paciente, vindo do interior do estado, foi vítima de um acidente de moto que comprometeu completamente o joelho. Após a reconstrução com o tecido transplantado, ele apresentou excelente evolução clínica e recuperação funcional.

Com esses avanços, o Hospital Ortopédico da Bahia consolida-se como referência regional em procedimentos de alta complexidade.

Anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *