Foto: Pref. de Vitória da Conquista
Farmacia interditada em Vitória da Conquista

Vigilância Sanitária interditou área de produção de farmácia após achar insumos vencidos e falhas em controle de qualidade

A Vigilância Sanitária de Vitória da Conquista interditou a área de produção de uma farmácia de manipulação após identificar uma série de irregularidades durante inspeção de rotina realizada na última terça-feira, 18 de novembro.

A ação começou com a verificação das condições sanitárias gerais do estabelecimento e com a notificação pelo alvará sanitário vencido, mas acabou revelando problemas mais graves nos processos internos.

De acordo com a fiscalização, foram constatadas não conformidades com a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 67/2007, que estabelece as Boas Práticas de Manipulação em Farmácias, entre outras normas sanitárias. Entre as principais irregularidades estavam matérias-primas com prazo de validade vencido e armazenamento inadequado de insumos.

A geladeira destinada a produtos termolábeis, por exemplo, estava com o termômetro sem funcionar, sem calibração e sem registro de temperatura, o que impede o controle adequado das condições de conservação. Esse tipo de falha compromete diretamente a qualidade e a segurança dos medicamentos manipulados.

Nos laboratórios de sólidos e semissólidos, as equipes também encontraram matérias-primas vencidas em uso ou disponíveis para uso na manipulação, além de uma balança analítica sem evidência de calibração, o que inviabiliza a garantia de precisão nas pesagens.

Diante do risco sanitário e da gravidade das irregularidades, a Vigilância Sanitária determinou a interdição imediata dos laboratórios de sólidos e semissólidos e de toda a área de produção da farmácia. Apenas a recepção pôde continuar funcionando.

“O estabelecimento foi devidamente notificado e a interdição será mantida até que a empresa regularize todas as inconformidades e apresente comprovação documental das adequações exigidas pelas normas sanitárias vigentes. As medidas administrativas cabíveis, incluindo o processo de autuação, estão sendo adotadas”, afirmou o coordenador da Vigilância Sanitária, Maico Mares.

Ele destacou que a ação integra um esforço contínuo da equipe para proteção da saúde pública e lembrou resultados recentes do trabalho da Visa no município. Segundo o balanço apresentado:

  • mais de 8 toneladas de alimentos estragados, vencidos ou adulterados, incluindo produtos médicos, foram apreendidas;
  • 31 interdições foram realizadas, a maioria já desinterditada após adequação às normas;
  • mais de 5.450 documentos, entre alvarás, registros de carros-pipa e autos de infração, foram emitidos até outubro, um aumento de 34% na produção em relação ao ano anterior;
  • mais de 1.600 caixas de medicamentos sem rastreabilidade foram retiradas do mercado;
  • a meta do Ministério da Saúde para coleta de água foi cumprida em 100% neste ano;
  • 170 pessoas já participaram de cursos gratuitos de capacitação promovidos pela Vigilância Sanitária.

A farmácia seguirá interditada na área de produção até que todas as exigências técnicas e legais sejam cumpridas e comprovadas junto ao órgão sanitário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *