A Secretaria da Educação da Bahia (SEC) instituiu três comissões para acompanhar novos processos seletivos em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) para a rede estadual.
As portarias nº 2513, 2514 e 2515, todas datadas de 26 de novembro, foram publicadas na edição desta quinta-feira (27) do Diário Oficial do Estado e tratam de seleções para cargos de nível médio, superior e para professor orientador de estágio em saúde.
De acordo com as portarias, as comissões terão a função de assessorar e acompanhar todas as etapas dos processos seletivos simplificados, desde a elaboração dos editais até a análise de resultados. Uma delas será responsável pelo Reda para a função de Técnico em Nível Superior; outra, para Técnico Administrativo em Nível Médio; e a terceira, para a seleção de Professor Orientador de Estágio em Saúde.
As comissões são compostas por representantes da Superintendência de Recursos Humanos da Educação (Sudepe) e de outras unidades da secretaria, como a Coordenação Executiva de Infraestrutura da Rede Física (Coinf), a Diretoria Geral (DG), a Coordenação de Provimento e Movimentação (CPM) e a Superintendência da Educação Profissional e Tecnológica (Suprot). As portarias informam que os colegiados passam a vigorar na data da publicação.
A criação das comissões ocorre poucos dias após a formalização do contrato entre a SEC e o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), que será a banca responsável pela organização do próximo processo seletivo Reda da Educação. O resumo do contrato, publicado em 20 de novembro, prevê a prestação de serviços para organização e realização de seleção simplificada para atender unidades escolares em todo o estado, com valor global de R$ 629 mil e prazo de 12 meses.
Ainda não foram divulgados, porém, detalhes sobre o novo edital, como número de vagas, distribuição por função, requisitos de escolaridade e cronograma de inscrições e provas. Essas informações deverão constar no edital específico a ser publicado pela Secretaria da Educação em parceria com o IBFC.
Nos últimos meses, a pasta tem utilizado processos seletivos em Reda para reforçar equipes nas escolas estaduais. Em março, foi aberto um edital com 38 vagas para nutricionistas nos Núcleos Territoriais de Educação.
Em junho, outro processo ofertou 1.906 vagas para professores da educação básica em diversas disciplinas e regiões. O governo também já havia anunciado a previsão de mais de 5,9 mil contratações temporárias para a Educação Básica, Educação Indígena, Educação Profissional e áreas de apoio técnico e administrativo.
Com as novas portarias e o contrato com a banca organizadora em vigor, a expectativa é de que a Secretaria da Educação lance as novas seleções em breve, devendo atender demandas de pessoal em diferentes territórios da rede estadual. O edital será publicado no Diário Oficial do Estado e nos canais oficiais da SEC e do IBFC.
