O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta meteorológico na cor amarelo, abrangendo áreas da Bahia.
Este alerta vigente engloba ao todo 5 municípios do estado e envolve regiões de outros 9 estados.
O aviso para Bahia indica possibilidade de ocorrência de tempestade nas localidades afetadas.
(veja abaixo os detalhes e lista de municípios incluídos)
Mapa de estações meteorológicas e alertas Inmet
Veja as condições observadas nas estações meteorológicas do Inmet mais próximas e os alertas vigentes para .
Veja os detalhes do(s) alerta(s) para Bahia
Alerta amarelo – Tempestade
O alerta amarelo para Tempestade é classificado como de perigo potencial. Ele vigora de 8h desta quinta-feira, 25 de dezembro, até 10h desta sexta-feira (26). Na Bahia, abrange 5 municípios.
O aviso indica possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. De acordo com o Inmet, essas condições representam baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
Na Bahia, os municípios abrangidos localizam-se nas regiões Extremo Oeste Baiano.
Recomendações: Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda); Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada; Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)
Previsão do tempo para a Bahia (Inema)
Sábado: A previsão indica céu predominantemente ensolarado e condições de tempo seco em todo o estado. Entretanto, no setor litorâneo, não se afasta a possibilidade de ocorrência de chuvas passageiras e localizadas, principalmente no início da manhã. Em Salvador, na Região Metropolitana e no Recôncavo Baiano, o tempo segue com predomínio de sol. Nas demais áreas do estado, as condições permanecem estáveis, com calor e tempo firme.
Confira a previsão mais recente do Climatempo para a Região
Municípios sob alerta – Bahia
Barreiras, Formosa do Rio Preto, Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves e São Desidério.
