Previsão de céu predominantemente claro

Confira a previsão do tempo em Salvador hoje, 30 de dezembro de 2025

Anúncio
Anúncio

A previsão do tempo para Salvador, Bahia, nos dias 30 e 31 de dezembro de 2025, aponta para condições variadas, com a possibilidade de chuvas leves. As informações são consolidadas a partir de diferentes modelos meteorológicos, indicando um cenário de incerteza para o final do ano.

Terça-feira, 30 de dezembro de 2025

Para a terça-feira, 30 de dezembro, é esperado um céu predominantemente claro em Salvador. No entanto, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) diverge, indicando muitas nuvens com chuva isolada pela manhã, o que pode alterar o cenário previsto.

As temperaturas devem ser amenas, com mínima prevista de 25.1°C e máxima de 29.2°C. Os ventos podem variar entre 6 e 29 km/h, com rajadas que, em alguns momentos, podem atingir até 45 km/h, trazendo uma sensação de brisa.

A umidade relativa do ar deve oscilar entre 73% e 87% ao longo do dia. Há uma probabilidade de 65% de ocorrência de chuva, com um volume estimado em torno de 1.0 mm, sugerindo precipitações leves e passageiras.

Quarta-feira, 31 de dezembro de 2025

Na quarta-feira, 31 de dezembro, a previsão indica a possibilidade de chuvisco leve, acompanhado de um aumento na cobertura de nuvens. Contudo, o Inmet prevê céu claro para todos os períodos do dia, o que pode indicar uma menor probabilidade de chuva.

As temperaturas devem variar entre 24.9°C (mínima) e 29.3°C (máxima). Os ventos podem soprar entre 6 e 26 km/h, com rajadas que podem alcançar até 42 km/h, mantendo o clima ventilado na capital baiana.

A umidade do ar deve ficar entre 65% e 86%. A probabilidade de chuva é de 74%, com um volume estimado de 0.5 mm, sugerindo precipitações muito leves, que podem não se concretizar em todas as áreas da cidade.

Análise Comparativa dos Modelos Meteorológicos

A seguir, apresentamos uma comparação entre os modelos meteorológicos ECMWF, GFS e INMET, destacando as principais diferenças nas previsões para Salvador.

Modelo Europeu (ECMWF)

  • Terça-feira: Temperaturas entre 25.4°C e 30.4°C. Vento com rajadas de 21–55 km/h. Probabilidade de 88% de pancadas leves de chuva.
  • Quarta-feira: Temperaturas entre 25.2°C e 30.7°C. Vento com rajadas de 26–56 km/h. Probabilidade de 88% de chuvisco leve.

Modelo Americano (GFS)

  • Terça-feira: Temperaturas entre 24.9°C e 27.8°C. Vento com rajadas de 9–39 km/h. Probabilidade de 26% de chuva, com céu predominantemente claro.
  • Quarta-feira: Temperaturas entre 24.9°C e 27.5°C. Vento com rajadas de 10–32 km/h. Probabilidade de 49% de chuvisco leve.

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

  • Terça-feira: Temperaturas entre 25°C e 32°C. Manhã com muitas nuvens e chuva isolada; tarde e noite com poucas nuvens.
  • Quarta-feira: Temperaturas entre 24°C e 31°C. Céu claro durante todo o dia.

Veja a previsão completa para os próximos dias em Salvador, com dados dos principais modelos.

Mapa de estações meteorológicas e alertas Inmet

Veja as condições observadas nas estações meteorológicas do Inmet mais próximas e se há alertas vigentes para Salvador.

Previsão do tempo na Windy para Salvador

Compare a previsão do tempo de fortes diversas para Salvador no mapa do aplicativo Windy.com

Como é apurada a previsão do tempo

A previsão do tempo divulgada pela Agência Sertão é feita baseado em vários modelos globais, como GFS (NOAA) e o ECMWF, além de dados do Inmet e outros serviços meteorológicos em vários países. Esses dados são ajustados por meio de técnicas de ensemble e algoritmos avançados, que fundem saídas de diversos modelos para selecionar a previsão mais precisa para cada região.

Essa abordagem permite adaptar as previsões às condições locais, resultando em maior confiabilidade, especialmente no curto prazo — com precisão até 50% superior em relação a modelos tradicionais. O sistema realiza atualizações frequentes, com previsões refinadas em intervalos de até 15 minutos em aplicações hiper-locais.

Anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *