Foto: Divulgação | Uesb
Pesquisa da Uesb revela novas espécies no semiárido

Uesb inscreve até dia 15 para curso de especialização EaD com polos em seis cidades

Anúncio
Anúncio

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) está com processo seletivo especial aberto para ingresso no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional, ofertado no formato de Educação a Distância (EaD).

De acordo com o Edital nº 396/2025, as inscrições ficam abertas até o dia 15 de janeiro de 2026, com seleção baseada em pontuação de barema.

Conforme o edital, o curso é ofertado como oferta especial e ocorre em parceria com o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB/Capes/MEC). A especialização é destinada a portadores de diploma de graduação em Ciências Econômicas e áreas afins, interessados em formação continuada na área de políticas públicas e desenvolvimento regional.

Ao todo, o processo seletivo prevê o preenchimento de 150 vagas no primeiro período letivo de 2026, distribuídas em polos presenciais. O edital estabelece que 50% das vagas serão destinadas a profissionais da administração pública. Caso não haja preenchimento, as vagas remanescentes poderão ser destinadas aos demais candidatos inscritos que não se enquadrem no público-alvo.

As vagas estão distribuídas pelos polos de Barreiras, Brumado, Guanambi, Itapetinga, Jaguaquara e Vitória da Conquista, com 25 vagas em cada polo. O edital também prevê regras para remanejamento em caso de vagas não ocupadas em determinado polo, respeitando a ordem de classificação.

Com duração prevista de 18 meses, divididos em três semestres letivos, o curso será realizado de forma remota, com uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA/Moodle) e encontros presenciais obrigatórios para discussões, orientações e avaliações nos polos. As datas dos encontros e avaliações devem ser divulgadas previamente pela coordenação.

As inscrições são realizadas por meio de formulário online. No ato da inscrição, o candidato deve anexar a documentação exigida, incluindo identificação, comprovante de residência, diploma de graduação e documentos para pontuação no barema. Dúvidas sobre o processo seletivo podem ser encaminhadas para o e-mail selecoes.ead@uesb.edu.br.

O cronograma do edital prevê a homologação das inscrições em 20 de janeiro e a divulgação do resultado final por polo em 30 de janeiro. A previsão de início das aulas é 16 de março de 2026, durante a Semana de Integração.


Guia: seleção da Uesb para especialização EaD em Políticas Públicas (2026.1)

Curso e modalidade

Curso: Especialização (Lato Sensu) em Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional
Instituição: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
Formato: Educação a Distância (EaD), com AVA (Moodle) e encontros presenciais obrigatórios
Duração: 18 meses (3 semestres letivos)

Vagas e polos

Total: 150 vagas (25 por polo)

  • Barreiras: 25 vagas
  • Brumado: 25 vagas
  • Guanambi: 25 vagas
  • Itapetinga: 25 vagas
  • Jaguaquara: 25 vagas
  • Vitória da Conquista: 25 vagas

Público-alvo e reserva

  • Destinado a graduados em Ciências Econômicas e áreas afins;
  • 50% das vagas destinadas a profissionais da administração pública;
  • Vagas não preenchidas nesse grupo podem ser destinadas aos demais candidatos inscritos.

Inscrições

Período: 20/12/2025 a 15/01/2026
Onde se inscrever: formulário online

Documentos (anexados na inscrição)

O edital lista documentos obrigatórios, incluindo:

  • Documento de identificação (RG ou equivalente) e CPF (se não constar no documento);
  • Comprovante de residência;
  • Título de eleitor (ou documento emitido pela Justiça Eleitoral);
  • Diploma de graduação (frente e verso);
  • Documentos comprobatórios para pontuação, organizados conforme o barema do edital.

Seleção

  • Classificação por análise de barema (Anexo I do edital);
  • Resultado final divulgado em ordem de classificação por polo;
  • Critérios de desempate: preferência para maior idade cronológica, conforme o edital.

Cronograma principal

  • Inscrições: 20/12/2025 a 15/01/2026
  • Homologação das inscrições: 20/01/2026
  • Resultado final por polo: 30/01/2026
  • Publicação após recursos: 05/02/2026
  • Envio da documentação para matrícula: 06 a 11/02/2026
  • Homologação da matrícula: 25/02/2026
  • Previsão de início das aulas (Semana de Integração): 16/03/2026

Contato e onde acompanhar

Dúvidas: selecoes.ead@uesb.edu.br
Publicações e atualizações do edital: página da seleção

Anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *