Mapa de Alertas e estações meteorológicas
7016-alertas-Barreiras-11-fev-26

Atenção Barreiras: Inmet emitiu alertas amarelo e laranja para chuvas intensas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas meteorológicos nas cores amarelo (2) e laranja para Barreiras, na Bahia.. Estes alertas vigentes englobam ao todo 3140 municípios de 21 estados.Para Barreiras e demais localidades incluídas, os avisos indicam possibilidade de ocorrência de chuvas intensas (3).

(veja abaixo os detalhes e lista de municípios incluídos)

Mapa de estações meteorológicas e alertas Inmet

Veja as condições observadas nas estações meteorológicas do Inmet mais próximas e se há alertas vigentes para Barreiras.

Veja os detalhes do(s) alerta(s) para Barreiras

Alerta amarelo – Chuvas Intensas

O alerta amarelo para Chuvas Intensas é classificado como de perigo potencial. Ele vigora de 8h desta terça-feira, 10 de fevereiro, até até 23h do mesmo dia, abrangendo 2934 municípios de 21 estados.

O aviso indica possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). De acordo com o Inmet, essas condições representam baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Na Bahia, são 58 municípios incluídos, localizados nas regiões Extremo Oeste Baiano, Vale São-Franciscano da Bahia, Centro Sul Baiano e Centro Norte Baiano.

Recomendações: Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda); Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada; Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)

Veja os detalhes do alerta

Alerta laranja – Chuvas Intensas

O alerta laranja para Chuvas Intensas é classificado como de perigo. Ele vigora de 8h desta terça-feira, 10 de fevereiro, até até 23h do mesmo dia, abrangendo 296 municípios de 8 estados.

O aviso indica possibilidade de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). De acordo com o Inmet, essas condições representam risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Na Bahia, são 8 municípios incluídos, localizados nas regiões Extremo Oeste Baiano.

Recomendações: Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda); Se possível; desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia; Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)

Veja os detalhes do alerta

Alerta amarelo – Chuvas Intensas

O alerta amarelo para Chuvas Intensas é classificado como de perigo potencial. Ele vigora de 0h desta quarta-feira, 11 de fevereiro, até 23h desta quinta-feira (12), abrangendo 2825 municípios de 20 estados.

O aviso indica possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). De acordo com o Inmet, essas condições representam baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Na Bahia, são 59 municípios incluídos, localizados nas regiões Extremo Oeste Baiano, Vale São-Franciscano da Bahia, Centro Norte Baiano e Centro Sul Baiano.

Recomendações: Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda); Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada; Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)

Veja os detalhes do alerta

Municípios sob alerta – Bahia

Angical (2), Baianópolis (2), Barra (2), Barreiras (3), Bom Jesus da Lapa (2), Boquira (2), Brejolândia (2), Buritirama (2), Caetité, Campo Alegre de Lourdes (2), Canápolis (2), Candiba, Carinhanha (2), Casa Nova (2), Catolândia (2), Cocos (3), Coribe (2), Correntina (3), Cotegipe (2), Cristópolis (2), Feira da Mata (2), Formosa do Rio Preto (3), Gentio do Ouro (2), Guanambi, Ibotirama (2), Igaporã, Itaguaçu da Bahia (2), Iuiu (2), Jaborandi (3), Luís Eduardo Magalhães (3), Macaúbas (2), Malhada (2), Mansidão (2), Matina (2), Morpará (2), Muquém do São Francisco (2), Oliveira dos Brejinhos (2), Palmas de Monte Alto (2), Paratinga (2), Pilão Arcado (2), Pindaí, Remanso (2), Riachão das Neves (3), Riacho de Santana (2), Santa Maria da Vitória (2), Santana (2), Santa Rita de Cássia (2), São Desidério (3), São Félix do Coribe (2), Sebastião Laranjeiras (2), Sento Sé (2), Serra do Ramalho (2), Serra Dourada (2), Sítio do Mato (2), Tabocas do Brejo Velho (2), Urandi, Wanderley (2), Xique-Xique (2), Barra do Mendes, Brotas de Macaúbas, Central, Ibipeba, Ipupiara, Jussara e Uibaí.

Previsão do tempo para Barreiras

A previsão do tempo para Barreiras, Bahia, aponta para condições de instabilidade na quarta-feira, 11 de fevereiro, com pancadas leves de chuva. Na quinta-feira, 12 de fevereiro, espera-se um chuvisco leve. Esta previsão é consolidada a partir de diferentes modelos meteorológicos.

Quarta-feira, 11 de fevereiro

Para a quarta-feira, a previsão indica pancadas leves de chuva, especialmente durante a manhã e a noite, conforme apontado pelo Inmet. A tarde deve apresentar muitas nuvens, sem previsão de chuva.

  • Temperatura: Mínima de 21.3°C e Máxima de 29.3°C.
  • Vento: Entre 2 e 9 km/h, com rajadas que podem atingir 21 km/h.
  • Umidade: Variação entre 64% e 97%.
  • Chuva: Probabilidade de 96%, com volume de 14.4 mm, concentrada em 13 horas.

Quinta-feira, 12 de fevereiro

A quinta-feira deve apresentar um chuvisco leve, com maior probabilidade de ocorrência durante a tarde. O Inmet aponta para muitas nuvens pela manhã e encoberto à noite.

  • Temperatura: Mínima de 21.2°C e Máxima de 32.1°C.
  • Vento: Entre 3 e 12 km/h, com rajadas que podem chegar a 27 km/h.
  • Umidade: Variação entre 40% e 94%.
  • Chuva: Probabilidade de 20%, com volume de 0.2 mm, concentrada em 2 horas.

Análise Comparativa dos Modelos Meteorológicos

A seguir, apresentamos uma análise comparativa dos dados fornecidos pelos modelos ECMWF, GFS e INMET, destacando as principais divergências e convergências para os próximos dias em Barreiras.

Quarta-feira, 11 de fevereiro

  • ECMWF: Pancadas leves, com temperaturas entre 21.6°C e 30.2°C. Rajadas de vento de até 27 km/h e 94% de probabilidade de chuva (1.8 mm).
  • GFS: Pancadas leves, com temperaturas entre 20.4°C e 28.7°C. Rajadas de vento de até 16 km/h e 100% de probabilidade de chuva (19.3 mm).
  • INMET: Muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas pela manhã e à noite, com possível queda de granizo. Temperaturas entre 20°C e 31°C.

Quinta-feira, 12 de fevereiro

  • ECMWF: Chuvisco leve, com temperaturas entre 21.7°C e 32.5°C. Rajadas de vento de até 27 km/h e 16% de probabilidade de chuva (0.3 mm).
  • GFS: Nublado, com temperaturas entre 19.9°C e 33.0°C. Rajadas de vento de até 27 km/h e 26% de probabilidade de chuva (0.0 mm).
  • INMET: Muitas nuvens pela manhã e à tarde, com chuva isolada. Encoberto à noite. Temperaturas entre 20°C e 36°C.

Estação Meteorológica mais próxima

  • Local: Luis Eduardo Magalhaes
  • Data: 11 de fevereiro de 2026
  • Temperatura Mínima: 19.1 °C (às 1200)
  • Temperatura Máxima: 20.2 °C (às 1300)
  • Acumulado de chuva: 1.6 mm
  • Sensação Térmica: Entre — °C e — °C
  • Umidade Relativa do Ar: —% e —%
  • Velocidade Média do Vento Máxima: 2.5 km/h
  • Rajadas de Vento: 10.4 km/h

Veja os dados completos da estação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *