Foto: Reprodução
Pré-vestibular gratuito UPT prorrogou inscrições

Inscrições do Programa Universidade para Todos foram prorrogadas até 30 de março

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (UPT) foram prorrogadas até 30 de março e devem ser feitas exclusivamente pelo site upt.educacao.ba.gov.br, na Bahia. Nesta edição, o programa oferta 20.110 vagas, com aulas previstas para começar em 13 de abril.

Segundo Ascom/SEC, as vagas estão distribuídas nos 27 Territórios de Identidade do estado, em 231 municípios, com oferta das atividades em 384 polos de funcionamento. O Governo da Bahia informou investimento de R$ 20 milhões para a edição de 2026.

Podem participar estudantes da rede pública da Bahia regularmente matriculados, em 2026, no 3º ano do Ensino Médio regular e suas modalidades correspondentes; no 4º ano da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio ou suas modalidades correspondentes na rede estadual; ou egressos do Ensino Médio estadual e/ou municipal da Bahia.

No ato da inscrição, os candidatos devem selecionar o município, o turno e a modalidade de oferta das aulas, além do local de funcionamento, com possibilidade de escolher até duas opções de vaga. A seleção ocorrerá por sorteio eletrônico no sistema informatizado da Secretaria da Educação do Estado (SEC).

De acordo com Ascom/SEC, o sorteio, de caráter classificatório, está previsto para 1º de abril e será acompanhado por representantes das universidades parceiras, do Núcleo de Atos, da Superintendência de Educação Profissional e Tecnológica, da Superintendência de Políticas para Educação Básica e da Coordenação de Gestão Organizacional, como testemunhas do procedimento.

Serão matriculados automaticamente os candidatos selecionados e classificados que atenderem aos requisitos do programa, conforme edital, considerando as opções indicadas na inscrição. O resultado do sorteio será divulgado em 8 de abril e poderá ser conferido neste link.

Política de acesso ao Ensino Superior

Voltado ao fortalecimento da política de acesso ao Ensino Superior, o UPT é composto por três etapas independentes e complementares. São elas: Mobilização de inscrição para os processos do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), dos exames de vestibular e das demais formas de ingresso à universidade; Fortalecimento das aprendizagens e preparação do estudante; e Formação inicial e continuada de estudantes universitários para o exercício da docência.

As ações pedagógicas do programa ocorrem com aulas de segunda a sexta-feira e incluem conteúdos de Português, Redação, Literatura, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol). As atividades são ofertadas por instituições públicas de Ensino Superior parceiras.

Entre as parceiras estão as universidades estaduais da Bahia (UNEB), de Santa Cruz (UESC), de Feira de Santana (UEFS) e do Sudoeste Baiano (UESB), além das universidades federais do Recôncavo Baiano (UFRB), do Sul da Bahia (UFSB), do Oeste Baiano (UFOB) e da Bahia (UFBA). O programa contará com suporte de profissionais das áreas administrativa, pedagógica e de monitoramento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *