Foto: Divulgação | UFRB
processo-seletivo-UFRB-professor

UFRB obteve credenciamento para criação de novo campus e prevê 200 vagas em cursos ligados à tecnologia e logística

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) obteve o credenciamento oficial do Campus Nazaré, em mais um passo do processo de expansão da instituição no Recôncavo Baiano. A autorização de funcionamento foi entregue em 24 de março pelo ministro da Educação, Camilo Santana, à reitora Georgina Gonçalves, durante encontro na Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Segundo a universidade, a nova unidade foi viabilizada com recursos do Novo PAC, em articulação entre o governo federal, o Governo da Bahia e a prefeitura de Nazaré.

De acordo com a UFRB, a implantação do campus retoma uma diretriz que já constava no projeto original de criação da universidade. Em notícia publicada pela instituição, a UFRB afirma que o documento “Subsídios para Criação e Implementação da UFRB”, aprovado em 9 de setembro de 2003 pela Congregação da Escola de Agronomia da UFBA, já previa um modelo multicampi voltado ao atendimento estratégico do Recôncavo Baiano.

A proposta do campus em Nazaré também já havia avançado internamente anos antes. Em 28 de junho de 2019, o Conselho Universitário da UFRB aprovou o relatório final com a proposta para o futuro centro de ensino no município. Na ocasião, a universidade informou que o documento detalhava vocação regional, modelo acadêmico-pedagógico e infraestrutura da unidade.

A instituição também registrou, à época, que a criação do campus dependeria de autorização do Ministério da Educação e de garantias de infraestrutura e financiamento, sem retirada de recursos das matrizes já existentes da universidade.

Segundo a UFRB, a escolha de Nazaré se apoia na posição logística do município e no alcance regional estimado em cerca de 900 mil habitantes. A universidade avalia que a presença do novo campus poderá contribuir para a melhoria de indicadores de educação e renda, em um cenário de transformações econômicas associadas a obras estruturantes, como o Sistema Viário do Oeste, com a Ponte Salvador-Itaparica, e a região da Enseada do Paraguaçu.

Nesta primeira etapa, o campus funcionará por meio do Centro de Ciências Aplicadas, Tecnologia e Inovação (CECATI). A previsão é de oferta de cursos de Inteligência Artificial, Ciência de Dados para Negócios, Logística e Comércio Exterior. Ao todo, serão 200 vagas, com foco na formação de profissionais para demandas ligadas ao aumento do fluxo de pessoas e mercadorias e à expansão de atividades tecnológicas e logísticas na região, segundo a universidade.

Ainda de acordo com a instituição, a criação do Campus Nazaré amplia a presença territorial da UFRB e reforça a estratégia de interiorização do ensino superior federal na Bahia. Para a universidade, o novo centro não representa um projeto isolado, mas a continuidade de uma proposta institucional formulada desde a origem da UFRB e agora formalizada com a autorização de funcionamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *