Previsão de chuva acumulada (18 a 25 de maio de 2026). Fonte: Inmet

Veja a previsão do tempo do Inmet para todo o Brasil até 25 de maio

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê uma semana com chuva mais concentrada nas regiões Norte e Sudeste do Brasil, enquanto grande parte do Centro-Oeste, do interior do Nordeste e do oeste da Bahia deve continuar sob predomínio de tempo seco.

A previsão consta no Informativo Meteorológico Semanal nº 20/2026, que reúne dados observados entre os dias 13 e 17 de maio e a tendência para o período de 18 a 25 de maio. Segundo o órgão, os maiores acumulados previstos para os próximos dias podem superar 200 milímetros em áreas do extremo oeste do Amazonas, de Roraima, do Amapá e de trechos entre Amazonas e Pará.

No Sudeste, a atenção se volta para áreas entre a Zona da Mata Mineira, o norte do Rio de Janeiro e o sul do Espírito Santo, onde há previsão de pancadas de chuva fortes e localmente intensas, principalmente entre terça-feira (19) e quinta-feira (21). Já no Centro-Sul do país, uma frente fria mantém as temperaturas mais baixas, com possibilidade de geada em áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Região Norte

A Região Norte deve concentrar os maiores volumes de chuva do país ao longo da semana. De acordo com o Inmet, Amazonas, Pará, Amapá e Roraima devem registrar os acumulados mais expressivos, com possibilidade de volumes acima de 200 milímetros em pontos isolados.

As áreas com maior potencial para chuva intensa ficam no oeste do Amazonas, em Roraima, no norte do Amapá e na faixa de divisa entre Amazonas e Pará. Nas demais áreas da região, a chuva deve ocorrer de forma mais irregular, com acumulados entre 40 e 100 milímetros.

No Acre e em Rondônia, os volumes previstos são menores. A chuva típica do fim do período chuvoso ainda deve influenciar as temperaturas, mantendo as máximas em torno de 30°C em boa parte da região. No Tocantins, os termômetros podem chegar a 36°C. As mínimas devem ficar próximas de 18°C no Acre e em torno de 23°C em grande parte da região.

Região Nordeste

No Nordeste, a previsão indica chuva moderada em pontos isolados do litoral da Bahia. Também podem ocorrer pancadas rápidas e de baixo volume ao longo da faixa litorânea, desde o sul baiano até a região metropolitana de São Luís, no Maranhão.

No interior da região, incluindo áreas do agreste e do sertão, o cenário é de pouca chuva. O Inmet aponta que a estiagem típica desta época do ano deve continuar, com baixa umidade relativa do ar, que pode ficar abaixo de 30% em alguns períodos.

As temperaturas máximas devem variar entre 30°C e 36°C. Os maiores valores são previstos para o centro do Piauí, leste do Ceará e oeste do Rio Grande do Norte e de Pernambuco. Na Bahia, as menores temperaturas devem ocorrer na região de Vitória da Conquista e na Chapada Diamantina, com mínimas entre 14°C e 18°C.

Região Centro-Oeste

No Centro-Oeste, a previsão indica chuva irregular e esparsa, com acumulados inferiores a 70 milímetros no período. As áreas com maior chance de precipitação ficam entre a divisa de Mato Grosso do Sul com Paraná e São Paulo, além de setores entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Em Goiás e no Distrito Federal, a tendência é de tempo estável ao longo da semana, com baixa probabilidade de chuva.

As temperaturas permanecem elevadas em boa parte da região. As máximas podem chegar a 36°C na porção central de Mato Grosso e no noroeste de Goiás. No sul de Mato Grosso do Sul, as mínimas seguem mais baixas, variando entre 12°C e 16°C.

Região Sudeste

No Sudeste, a previsão exige atenção principalmente para a Zona da Mata Mineira, o norte do estado do Rio de Janeiro e o sul do Espírito Santo, em especial nas áreas próximas às divisas estaduais.

Segundo o Inmet, há possibilidade de pancadas fortes e localmente intensas, com potencial para transtornos pontuais. Os acumulados podem superar 100 milímetros em curto intervalo de tempo em algumas áreas.

Os períodos de maior atenção devem ocorrer entre a noite de terça-feira (19) e a madrugada de quarta-feira (20), além da noite de quarta-feira para a madrugada de quinta-feira (21), quando as instabilidades devem atuar de forma mais organizada.

As temperaturas máximas podem chegar a 32°C no nordeste de Minas Gerais. Já as mínimas devem ficar em torno de 10°C no sul de São Paulo, no sul de Minas Gerais e nas regiões serranas entre Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Região Sul

Na Região Sul, os maiores volumes de chuva devem se concentrar no litoral entre quarta-feira (20) e quinta-feira (21). As precipitações são associadas à circulação de ventos em baixos níveis da atmosfera e ao transporte de umidade.

A chuva deve atingir áreas entre o litoral da divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina e trechos do litoral catarinense e paranaense. O Inmet prevê chuva persistente em alguns momentos, mas sem indicativos de volumes extremos generalizados.

O frio segue atuando na região. As temperaturas mínimas devem ficar próximas de 4°C na faixa de fronteira com o Uruguai e entre as serras catarinense e gaúcha. Há condição favorável para geada entre terça-feira (18) e quarta-feira (19) nas áreas centrais do Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina. As máximas mais elevadas da região devem ocorrer no norte do Paraná, em torno de 22°C.

Condições observadas nos últimos dias

Entre os dias 13 e 17 de maio, os maiores acumulados de chuva foram registrados em áreas da Região Norte e da costa leste do Nordeste. No Norte, os volumes ultrapassaram 100 milímetros no nordeste do Pará e na porção central do Amapá, com destaque para Castanhal (PA), que registrou 193,6 milímetros; Bragança (PA), com 168,4 milímetros; e Tomé-Açu (PA), com 163,4 milímetros.

No Nordeste, os acumulados superaram 60 milímetros entre o Rio Grande do Norte e a Paraíba. Os maiores registros em estações do Inmet ocorreram em Zé Doca (MA), com 98,6 milímetros; Natal (RN), com 86,2 milímetros; e Areia (PB), com 84 milímetros.

No Centro-Oeste, a chuva mais significativa ocorreu no sudoeste de Mato Grosso do Sul, favorecida pela passagem de uma frente fria. Dourados (MS) registrou 94,8 milímetros, Ivinhema (MS) teve 91,4 milímetros e Maracaju (MS) marcou 70 milímetros.

No Sudeste, os maiores acumulados ficaram concentrados em áreas do centro-sul de São Paulo. Presidente Prudente (SP) registrou 69,4 milímetros, Rancharia (SP) teve 63,6 milímetros e Belo Horizonte (MG) marcou 22,4 milímetros.

Na Região Sul, os maiores volumes ocorreram em parte do Paraná e no nordeste de Santa Catarina. As estações com maiores registros foram Cidade Gaúcha (PR), com 43 milímetros; Ivaí (PR), com 39 milímetros; e Morretes (PR), com 29,2 milímetros.

Em relação às temperaturas observadas, o maior calor foi registrado em áreas do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com máximas próximas de 37°C. No Nordeste, São João do Piauí (PI) chegou a 36,9°C. No Centro-Oeste, São Miguel do Araguaia (GO) registrou 36,4°C.

A menor temperatura do país no período foi registrada em General Carneiro (PR), com -2,5°C no dia 13 de maio. Na Bahia, Vitória da Conquista teve a menor temperatura observada no Nordeste, com 13,4°C no dia 17.

Veja o Informativo Meteorológico nº20/2026 completo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *