A professora Ozenice Silva dos Santos tomou posse, nesta terça-feira, 26 de maio, como reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano). A solenidade foi realizada no auditório do Ministério da Educação (MEC), em Brasília (DF).
A cerimônia foi conduzida pelo ministro da Educação, Leonardo Barchini, representante do Governo Federal e da Presidência da República no ato oficial de posse dos dirigentes das instituições federais de ensino superior.
Ozenice é a primeira mulher a assumir a Reitoria do IF Baiano. A posse marca o início de um novo ciclo de gestão na instituição, com foco na defesa da educação pública, gratuita, inclusiva, diversa e socialmente referenciada.
Em seu discurso, a nova reitora destacou o compromisso com os territórios atendidos pelo Instituto e com a atuação coletiva da comunidade acadêmica.
“Assumo esta missão com profundo senso de responsabilidade pública e coletiva. O IF Baiano é uma instituição construída por muitas mãos, comprometida com a inclusão, a diversidade, a ciência e a transformação social”, afirmou.
A reitora também ressaltou que a gestão buscará fortalecer uma educação conectada às realidades locais. “Nosso compromisso seguirá sendo o fortalecimento de uma educação conectada com as realidades dos territórios e com as pessoas que fazem desta instituição um espaço de oportunidades e desenvolvimento”, completou.
Nova gestão
A solenidade contou com a presença do reitor substituto do IF Baiano, Rodney Barbosa, além de servidores da instituição que passam a integrar a nova gestão. Também participaram autoridades do MEC, representantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, parlamentares, gestores públicos e convidados.
A posse oficializa o início da nova gestão da Reitoria do IF Baiano e dá continuidade ao trabalho institucional desenvolvido nos últimos anos. A instituição atua na promoção da educação profissional, científica e tecnológica, com unidades distribuídas em diferentes territórios da Bahia.
O IF Baiano tem papel estratégico na oferta de cursos técnicos, de graduação e pós-graduação, além de desenvolver ações de pesquisa, extensão, inovação e inclusão social. A instituição atende estudantes de várias regiões do estado, com atuação voltada ao desenvolvimento educacional e territorial.
Outros dirigentes empossados
Além de Ozenice Silva dos Santos, outros dirigentes de instituições federais também tomaram posse durante a cerimônia no MEC.
Foram empossados Roque do Nascimento Albuquerque, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab); Sandramara Matias Chaves, da Universidade Federal de Goiás (UFG); Martha Bohrer Adaime, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Alessandro Fernandes Moreira, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Alessandro Antônio Costa Pereira, da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG); e Paula Karini Dias Ferreira Amorim, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO).
Com a nova gestão, o IF Baiano reafirma sua atuação na educação pública federal e no fortalecimento de políticas de ensino, pesquisa e extensão voltadas aos territórios baianos.
