Uma operação conjunta das polícias Civil e Militar encontrou uma plantação com aproximadamente 3 mil plantas com características de Cannabis sativa, nesta segunda-feira, 13 de julho, no bairro Observatório, em Caetité. Um homem de 26 anos foi preso em flagrante por suspeita de tráfico de drogas.
Denominada Operação Quintal Limpo, a ação foi iniciada por volta das 9h para cumprir um mandado de busca e apreensão domiciliar expedido pela Vara Criminal da Comarca de Caetité. A ordem judicial foi concedida no âmbito de uma investigação sobre possível tráfico de entorpecentes.
Participaram da operação equipes da 22ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (22ª Coorpin), da Delegacia Territorial de Caetité, do Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (Gatti Semiárido) e da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (94ª CIPM).
Segundo as forças de segurança, as plantas estavam distribuídas em diferentes estágios de desenvolvimento. No imóvel também foi encontrada uma quantidade ainda não contabilizada de maconha já colhida, seca e em processo de beneficiamento.
Os policiais localizaram ainda recipientes com uma substância oleosa de coloração esverdeada, que pode ser derivada da cannabis. O material será submetido a exames periciais para confirmação de sua composição.
Equipamentos foram apreendidos no imóvel
De acordo com a Polícia Civil, o local possuía equipamentos e materiais utilizados no cultivo, na secagem, no processamento, na extração, no fracionamento e no acondicionamento da droga.
Entre os itens apreendidos estão:
- aproximadamente 3 mil plantas com características de Cannabis sativa;
- maconha colhida, seca e em processo de beneficiamento;
- garrafas com substância oleosa;
- duas balanças de precisão;
- sacos plásticos para fracionamento e acondicionamento;
- papel-alumínio;
- um aparelho celular;
- um cartão bancário;
- um forno artesanal.
Na avaliação preliminar dos investigadores, a estrutura encontrada indica a existência de um sistema organizado para produção de entorpecentes, possivelmente destinado à comercialização.
Suspeito permanece à disposição da Justiça
O responsável pelo imóvel foi conduzido à Delegacia Territorial de Caetité. Conforme a Polícia Civil, ele foi autuado em flagrante com base no artigo 33 da Lei nº 11.343/2006, que trata do tráfico de drogas e do cultivo de plantas utilizadas como matéria-prima para a produção de entorpecentes.
O homem permaneceu custodiado e deverá passar por audiência de custódia, cabendo ao Poder Judiciário decidir sobre a manutenção ou não da prisão. A identidade dele não foi divulgada.
Todo o material apreendido foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT). Os peritos deverão confirmar a natureza das plantas e das demais substâncias encontradas, além de calcular a quantidade de droga apreendida.
As investigações continuam para verificar se outras pessoas participavam do cultivo e identificar a possível rede responsável pela distribuição do material produzido no imóvel.
