Reprodução
Prefeitura de Caetité realizará Festival de Cinema em celebração ao Dia da Consciência Negra

Prefeitura de Caetité realizará Festival de Cinema em celebração ao Dia da Consciência Negra

Anúncio

Em celebração ao mês da Consciência Negra, a Prefeitura de Caetité irá realizar um Festival de Cinema tendo a temática como inspiração. O evento acontecerá entre os dias 9 a 11 de novembro e terá atrações para todos os públicos.

O “Festival de Cinema da Consciência Negra” será realizado no Cine Teatro da Casa Anísio Teixeira e os ingresso gratuitos deverão ser retirados na Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (Secelt), localizada Praça Dr. Deocleciano Teixeira, 08 – Centro, antiga Prefeitura.

Ao todo, serão três filmes em cinco exibições, com horários e turnos diferentes. Nos primeiros dois dias do evento, 9 e 10 de novembro, será apresentada a animação infantil, da Disney, A Princesa e o Sapo, às 9h e terá indicação livre.

Reprodução

A película conta a linda história da jovem Tiana e sua busca para realizar seu grande sonho – ter seu próprio restaurante. Seus planos tomam um rumo diferente quando ela conhece o príncipe Naveen, que foi transformado em sapo pelo maldoso Dr. Facilier. Porém, o príncipe sapo tem esperanças de se tornar um humano novamente se Tiana beijá-lo.

Já no dia 11, o público poderá curtir dois outros longas-metragens: Mãos Talentosas, às 15h e às 17h para maiores de 12 anos, e Medida Provisória, às 19h, para maiores de 14 anos.

Mãos Talentosas é um filme americano baseado em uma história real que conta a inspiradora vida de Benjamin Solomon Carson. Ben Carson era um menino pobre de Detroit (EUA), que levava uma vida desmotivada, pois tirava notas baixas e não tinha perspectivas de um grande futuro. O que ele e os que estavam ao redor não esperavam era que ele se tornaria um neurocirurgião de fama mundial.

A última atração do festival será o filme brasileiro Medida Provisória. O longa, lançado em abril deste ano, foi dirigido pelo baiano Lázaro Ramos e conta com a participação de várias estrelas do cinema nacional.

Na película, em uma iniciativa de reparação pelo passado escravocrata, o governo brasileiro decreta uma medida provisória e provoca uma reação imediata no Congresso Nacional. Os parlamentares aprovam uma medida que obriga os cidadãos negros a se mudar para a África na intenção de retomar as suas origens.

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data marca a importância das discussões e ações para combater o racismo e a desigualdade social no país. Além disso, busca celebrar os avanços na luta do povo negro e da cultura afro-brasileira.

O dia escolhido faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na Região Nordeste do Brasil.

Anúncio
Anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *