28.3 C
Guanambi
19.5 C
Vitória da Conquista

Prefeitura de Caetité realizará Festival de Cinema em celebração ao Dia da Consciência Negra

Mais Lidas

Em celebração ao mês da Consciência Negra, a Prefeitura de Caetité irá realizar um Festival de Cinema tendo a temática como inspiração. O evento acontecerá entre os dias 9 a 11 de novembro e terá atrações para todos os públicos.

O “Festival de Cinema da Consciência Negra” será realizado no Cine Teatro da Casa Anísio Teixeira e os ingresso gratuitos deverão ser retirados na Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (Secelt), localizada Praça Dr. Deocleciano Teixeira, 08 – Centro, antiga Prefeitura.

Ao todo, serão três filmes em cinco exibições, com horários e turnos diferentes. Nos primeiros dois dias do evento, 9 e 10 de novembro, será apresentada a animação infantil, da Disney, A Princesa e o Sapo, às 9h e terá indicação livre.

Festival de Cinema da Consciência Negra
Reprodução

A película conta a linda história da jovem Tiana e sua busca para realizar seu grande sonho – ter seu próprio restaurante. Seus planos tomam um rumo diferente quando ela conhece o príncipe Naveen, que foi transformado em sapo pelo maldoso Dr. Facilier. Porém, o príncipe sapo tem esperanças de se tornar um humano novamente se Tiana beijá-lo.

Já no dia 11, o público poderá curtir dois outros longas-metragens: Mãos Talentosas, às 15h e às 17h para maiores de 12 anos, e Medida Provisória, às 19h, para maiores de 14 anos.

Mãos Talentosas é um filme americano baseado em uma história real que conta a inspiradora vida de Benjamin Solomon Carson. Ben Carson era um menino pobre de Detroit (EUA), que levava uma vida desmotivada, pois tirava notas baixas e não tinha perspectivas de um grande futuro. O que ele e os que estavam ao redor não esperavam era que ele se tornaria um neurocirurgião de fama mundial.

A última atração do festival será o filme brasileiro Medida Provisória. O longa, lançado em abril deste ano, foi dirigido pelo baiano Lázaro Ramos e conta com a participação de várias estrelas do cinema nacional.

Na película, em uma iniciativa de reparação pelo passado escravocrata, o governo brasileiro decreta uma medida provisória e provoca uma reação imediata no Congresso Nacional. Os parlamentares aprovam uma medida que obriga os cidadãos negros a se mudar para a África na intenção de retomar as suas origens.

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data marca a importância das discussões e ações para combater o racismo e a desigualdade social no país. Além disso, busca celebrar os avanços na luta do povo negro e da cultura afro-brasileira.

O dia escolhido faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na Região Nordeste do Brasil.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas