Mapas comparativos de armazenamento de água no solo.
armazenamento de agua no solo janeiro 2024

Chuva acima da média em janeiro reverteu cenário de seca em boa parte do Nordeste

Anúncio

A ocorrência de chuva acima da média em parte das regiões Nordeste e Sudeste do País melhorou o armazenamento de água no solo, principalmente entre o norte de Minas Gerais e áreas do estado da Bahia. É o que concluiu o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta terça-feira (6)

Conforme representado na primeira figura da imagem acima, o armazenamento na região estava abaixo de 30% em dezembro, indicado pelos tons em vermelho e laranja nos mapas. No mês seguinte, o valor ficou próximo de 100% em grande parte da região, conforme mostra os tons em azul do segundo mapa, diminuindo o grau de severidade e a extensão da área atingida pela seca.

O aumento considerável de água no solo ajudou, mesmo que de forma pontual, municípios brasileiros que apresentavam baixa condição de armazenamento entre novembro e dezembro e contribuiu para o setor da agricultura.

Algumas cidades tiveram volumes bastante expressivos de chuva, como Vitória da Conquista/BA, que registrou 397,5 milímetros (mm) em janeiro, sendo que a média histórica para o período é de 96,3 mm.

Já no município da Barra/BA, o valor chegou a 390,8 mm, com média de 112,7 mm. Em Minas Gerais, a cidade de Salinas teve 333,2 mm, sendo que a média é de 112,2 mm. Em Petrolina (PE), também choveu o dobro da média do mês.

O aumento da chuva ocorreu devido ao posicionamento da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e ao aquecimento das águas do Oceano Atlântico Sul.

El Niño

Nesta semana o Inmet divulgou um novo boletim do El Niño, com prognósticos apontado para o enfraquecimento do fenômeno nos próximos meses, e possibilidade da ocorrência de La Niña no segundo semestre.

O órgão também divulgou a previsão para todas as regiões do país até o dia 21 de fevereiro.

Anúncio
Anúncio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *