Foto: João Miguel | Folha do Vale
Adutora do algodão no Rio São Francisco

Rompimento na Adutora do Algodão interrompe abastecimento em Guanambi e cidades vizinhas

Anúncio

A Embasa informou que o abastecimento de água foi interrompido nesta segunda-feira, 15 de setembro, para execução de reparo emergencial na Adutora do Algodão. O problema é relativo a um rompimento ocorrido às margens da BR-030, próximo à entrada do distrito de Pinga Fogo, em Palmas de Monte Alto.

A estatal informou que iniciou imediatamente os trabalhos de recuperação e que as causas do rompimento ainda são desconhecidas. A interrupção afeta as sedes dos municípios de Guanambi, Candiba, Matina, Palmas de Monte Alto e Iuiú, além dos distritos de Mutãs (Guanambi) e Pajeú do Vento (Caetité).

Segundo a empresa, o fornecimento deverá retomar gradativamente a partir do fim da noite de hoje nas áreas impactadas, com previsão de normalização plena em até 48 horas após o início da recuperação.


Enquanto o sistema não é totalmente restabelecido, a Embasa recomenda o uso econômico da água armazenada nos reservatórios domiciliares.

Adutora do Algodão

O SIAA do Algodão capta água do Rio São Francisco, trata na Estação de Tratamento de Julião (Malhada) e distribui para municípios do Alto Sertão. A capacidade de tratamento é de 32,4 milhões de litros/dia (480 l/s). O sistema soma cerca de 350 quilômetros de tubulações, nove reservatórios e 15 estações elevatórias.

No entanto, nem toda água distribuída vem do Rio São Francisco. A Embasa é autorizada a captar até 97 l/s do reservatório da Barragem de Ceraíma, o que preocupa agricultores do perímetro irrigado. Eles temem que a retirada, aliada à falta de chuvas na bacia, possa afetar as atividades produtivas.

Atualmente, uma extensão está sendo construída para levar água até a sede do município de Ibiassucê.

A implantação ocorreu em etapas no âmbito do PAC:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *